TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ecossistemas Amazônicos

Por:   •  28/11/2023  •  Resenha  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

CAMPUS CASTANHAL

CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

Disciplina: Ecossistemas Amazônicos

Professora: Álvaro Remígio Ayres

Resenhas Crítica

Discente:

João Marcos da Cunha Nazaré

CASTANHAL – PARÁ

2023

MIGRAÇÃO, COLONIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE: O POTENCIAL DOS ECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS

REFERÊNCIA

FEARNSIDE, P. M. Migração. Colonização e Meio Ambiente: O Potencial dos Ecossistemas Amazônicos. Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 9 (4): 448-457, out/dez, 1993.

RESUMO

No artigo Migração, Colonização e Meio Ambiente: O Potencial dos Ecossistemas Amazônicos, o autor Fearnside chama a atenção principalmente no potencial para sustentar uma população humana, para gerar um retorno financeiro e para suprir serviços ambientais.

O artigo é bem explicativo, e usa principalmente uma excelente fundamentação teórica que mostram a ideia aprofundada do autor.

Como por exemplo o autor cita A capacidade dos ecossistemas amazônicos depende da escala em que ocorre a conversão da floresta. Um hectare de pastagem pode ser mantido tanto em termos agronômicos como em termos do seu impacto sobre o clima e outros parâmetros, mas aumentando-se as pastagens em muito, chegar-se-á ao ponto da “última gota d’água”, quando nem mais um hectare pode ser tolerado”.

Entretanto o autor poderia ter utilizado mais dados comparativos como graficos com dados ou tabela focada no retorno financeiro ao qual não foi mencionado.

Por fim o autor conclui que, o ecossistema amazônico é limitado em sua capacidade de fornecer de forma sustentável muitos dos produtos necessários na região. No entanto, desde que seus limites sejam respeitados, os ecossistemas amazônicos podem sustentar as populações locais e manter os serviços ambientais. é importante a  capacidade de ter uma definição clara do pra que e para quem serve o ecossistema. A região pode apoiar populações rurais esparsas com mecanismos institucionais desnecessários para valorizar esses serviços e traduzir esse valor nos meios de subsistência daqueles que mantêm a floresta. Ou seja, o artigo é útil para entender sobre o ecossistema amazônico o que torna o tema importante para o público ao qual ele se destina.

CONSUMO ALIMENTAR E ECOLOGIA DE POPULAÇÕES RIBEIRINHAS EM DOIS ECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS: UM ESTUDO COMPARATIVO

REFERÊNCIA

MURRIETA, et al. Consumo alimentar e ecologia de populações ribeirinhas em dois ecossistemas amazônicos: um estudo comparativo. Revista de Nutrição, Campinas, 21:123s-133s, jul./ago., 2008.

RESUMO

No artigo Consumo alimentar e ecologia de populações ribeirinhas em dois ecossistemas amazônicos: um estudo comparativo, o autor Murrieta, et al. faz uma  analise e compara os dados de consumo alimentar de duas populações ribeirinhas que vivem em ecossistemas contrastantes de floresta tropical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com