TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Primeiros exemplos de Contabilidade no segundo milênio antes de Cristo

Por:   •  13/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.895 Palavras (16 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 16

Os primeiros exemplos de Contabilidade no segundo milênio antes de Cristo, na civilização da Suméria e da Babilônia (atual Iraque), no Egito e na China. Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o século XIV. Nasceu a Contabilidade de Custos e a Auditoria: na Revolução Industrial foi outro marco que deu grande impulso à contabilidade, devido ao aumento da produção fabril, que antes era tipo artesanal. O aparecimento de novas necessidades de controles, relatórios gerenciais foram inúmeros.

As principais Escolas de Pensamento da Contabilidade em relação à sua evolução Italiana e Americana,  Escola Italiana, houve o desenvolvimento de várias correntes de pensamento: Contismo; Personalismo; Neocontismo; Controlismo; Aziendalismo; Patrimonialismo. Escola norte-americana: Surge em 1887: objetivo de qualificar e padronizar a Contabilidade; Menor criação de TEORIAS e maior aplicação PRÁTICA; Criação de diversas associações profissionais; Separação entre Contabilidade Financeira x Contabilidade Gerencial Usuários Externos x Usuários Internos

Criação dos US-GAAP (Generally Accepted Accounting Principles) * Principais idealizadores: Sprague, Hastfield, Paton, Littleton, Blough, Moonitz, Chambers, Mattessich, Dicksee, Most, MacNeal, etc.

Contabilidade é uma Ciência Social estuda a evolução da Contabilidade nas mais variadas épocas é prestar um serviço à classe um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização, com objetivos ou, como preferem alguns autores, as finalidades da Contabilidade são destacadas por diferentes estudiosos da ciência contábil.

 contábil, onde abrindo no presente as portas do passado, iluminando os caminhos futuros, sendo  

Origem da contabilidade:  Tão antiga quanto a própria história da civilização; Pinturas em avernas;

Primeiros sinais – Uruk (8.000 anos A.C.); Impostos - Babilônia (2.000 A.C.) Necessidade de proteção a posse; Organização da agricultura e pastoreio; Ligação da contabilidade com o comércio;

A influência da escola contábil norte-americana, a partir de 1920 a exploração teórica das contas e o uso exagerado das partidas dobradas, inviabilizando, em alguns casos, a flexibilidade necessária, principalmente, na Contabilidade Gerencial, preocupando-se demais em demonstrar que a Contabilidade era uma ciência, em vez de dar vazão à pesquisa séria de campo e de grupo.

No Brasil, a vinda da Família Real Portuguesa  quem foi responsável direto pelo seu aparecimento, conseqüente da evolução e incrementou a atividade colonial, exigindo, devido ao aumento dos gastos públicos e também da renda nos Estados, um melhor aparato fiscal. Para tanto, constituiu-se o Erário Régio ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808). 1850, Código Comercial: obrigatoriedade da escrituração contábil e da elaboração do Balanço; 1902: origem da primeira escola contábil: Escola Prática de Comércio Alvarez Penteado, em São Paulo; 1940: Decreto-Lei 2627 – primeira Lei das S/As; 1946: Surge a Faculdade de Ciências Econômicas e

Administrativas – USP; 1946: Decreto-Lei 9.295, cria o Conselho Federal de Contabilidade (CFC);

 1972: Resolução 321 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) - Princípios de Contabilidade

Geralmente Aceitos; 1976: Lei 6404 – Nova Lei das S/As; 1981: Resolução CFC 529 – Normas Brasileiras de Contabilidade e Princípios Fundamentais de Contabilidade.

A evolução da ciência contábil da seguinte forma:

CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO: Das primeiras civilizações até 1202 –  livro “Liber Abaci”, de Leonardo Fibonaci.

CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL: De 1202, da Era Cristã, até 1494 - Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Pacioli, publicado em 1494.

CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO: De 1494 até 1840 - Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche”, de autoria de Franscesco Villa.

CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO: De 1840 até os dias de hoje.

Periodo antigo: Já tinha como objeto o Patrimônio; O inventário exercia um importante papel, pois a

contagem era o método adotado para o controledos bens; Os suméricos e babilônicos, assim como os assírios, faziam os seus registros em peças de argila, retangulares ou ovais, ficando famosas as

pequenas tábuas de Uruk, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 centímetros, tendo faces ligeiramente convexas.

Periodo medieval: Na Itália, em 1202, foi publicado o livro "Liber Abaci" , de Leonardo Pisano; Estudavam-se, na época, técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, etc., tornando o homem

mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros; O aperfeiçoamento e o crescimento da

Contabilidade foram a consequência natural das necessidades geradas pelo advento do capitalismo, nos séculos XII e XIII.

Periodo moderno: Emigrações e início das navegações; O aparecimento da obra de Frei Luca Pacioli escreveu Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade.

Período Científico apresenta, nos seus primórdios, dois grandes autores consagrados: Francesco Villa, com sua obra "La Contabilità Applicatta alle administrazioni Private e Plubbliche” e Fábio  Bésta, escritor veneziano; A Contabilidade começou a ser lecionada com a aula de comércio da corte, em 1809 (Itália);

A aplicação da Contabilidade a uma entidade particularizada busca prover os usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio da entidade e suas mutações, o que compreende registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros.

IUDÍCIBUS (2007) definiu assim: O objetivo principal da Contabilidade é fornecer informação econômica, física de produtividade e social relevante para que cada usuário possa tomar suas decisões e realizar seus julgamentos com segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (171.4 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com