TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Vazanteiros e o Meio Ambiente

Por:   •  11/5/2017  •  Artigo  •  2.903 Palavras (12 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 12

Disciplina: Cultura, População e Natureza

Professores: Flávia Galizoni, Felisa Anaya e Andréa Narciso

Mestranda: Raquel de Fátima Alves

Artigo: Os Vazanteiros e o Meio Ambiente

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar a cultura dos vazanteiros e suas relações com o Meio Ambiente. Procuro abordar a importância do rio São Francisco para as comunidades dos vazanteiros nos municípios de Itacarambi, Manga e Matias Cardoso no Norte de Minas Gerais. A disputa pela água e pelo território é marcada pela desigualdade no acesso aos bens naturais. Foi identificado que uma das grandes dificuldades existente nas comunidades vazanteiras é a falta de um sistema de irrigação para garantir a produção agrícola nos períodos de estiagem. O processo de apropriação da natureza ,quer na zona rural quer urbana têm o objetivo de suprir suas necessidades, o homem gera impacto na paisagem e altera significativamente a natureza, conferindo a ela uma nova fisionomia que, sob o ponto de vista ambiental, requer tempo para recuperar. Grande parte das questões que ocasionam os conflitos ambientais pode ser compreendida como problemas de injustiça ambiental.

formas de apropriação do território pelos vazanteiros expressas, por meio das estratégias de uso e manejo dos recursos naturais formam um complexo sistema de exploração das potencialidades dos diversos ambientes. Essas estratégias estão entrelaçadas com relações diversificadas de trabalho e posse de terra formando um sistema de direitos combinados que regulam as formas de apropriação do território e o acesso aos recursos naturais. 

Palavras-chave: Vazanteiros. Meio Ambiente. Recursos naturais. Território. Natureza.

Abstract

The present article has the objective of presenting the vazanteiros and its relations with the Environment. I try to address the forms of ownership of the land by vazanteiros expressed through the strategies for the use and management of natural resources form a complex system of exploitation of the potential of the various environments. These strategies are intertwined with varied relations of work and possession of land forming a system of combined rights governing forms of appropriation of the territory and access to natural resources. A large part of the issues that cause environmental conflicts can be understood as problems of environmental injustice. The dispute by water and the territory is marked by inequality in access to natural assets. The dispute by water and the territory is marked by inequality in access to natural assets. It was identified that one of the major existing difficulties in communities vazanteiras is the lack of an irrigation system to ensure agricultural production in periods of drought. The process of ownership of nature, either in the rural zone urban both have the purpose to meet their needs, the man generates impact on the landscape and significantly changes the nature, giving it a new physiognomy that, from the environmental point of view, requires time to recover.

Keywords: Vazanteiros.        Environment. Natural Resources. Territory. Nature.

  1. INTRODUÇÃO

A origem do nome vazanteiros - chamamos estas populações ribeirinhas de vazanteiros porque a agricultura está associada aos ciclos de enchente, cheia, vazante e seca do rio São Francisco.

As populações residentes nas áreas inundáveis das margens e ilhas do rio São Francisco que se caracterizam por um modo de vida específico, construído a partir do manejo dos ecossistemas sanfranciscanos, são denominados vazanteiros. Essas comunidades articulam, nos diversos ambientes que constituem o seu território, atividades de agricultura de vazante e sequeiro, com a pesca, a criação animal e o extrativismo (OLIVEIRA, 2005, p. 1).

O rio São Francisco é de grande importância para as comunidades norte mineiras, uma vez que as suas águas possibilitam que elas enfrentem de forma positiva as adversidades que assolam periodicamente a região. Dessa forma, as comunidades se reproduzem simbólica e materialmente, de modo a desempenhar práticas a partir dos ambientes que são formados pelas águas do norte de Minas Gerais. Assim, a dinâmica do rio possibilita o surgimento de grupos diferenciados, denominados povos ou comunidades tradicionais (BRANDÃO, 2010).

A relação homem/natureza criou mecanismos naturais de convivência , sem maiores prejuízos ambientais e garantindo a secular sobrevivência desses grupos tradicionais. A Comissão Mundial para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (1988, p. 28) estabelece que desenvolvimento sustentável significa atender às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades.

Em relação ao território não há legalização da propriedade das terras, porque os vazanteiros são posseiros. Eles se encontram em áreas pertencentes a União.

  1. DESENVOLVIMENTO[a]

Diante da pobreza notória e das péssimas condições de vida das comunidades vazanteiras, nos municípios de  Itacarambi, Manga e Matias Cardoso foram escolhidos para abordar neste artigo, em função da cultura dos vazanteiros e suas relações com o Meio Ambiente, a disputa pela água e pelo território nas margens do rio São Francisco.

A Cultura dos Vazanteiros

A formação cultural dos vazanteiros, além de legados da cultura indígena e da cultura negra, recebe influências da vida social ribeirinha de todo o rio São Francisco, particularmente no período de intensa mobilidade propiciada pela navegação rumo ao nordeste brasileiro. Segundo, (OLIVEIRA,2005) não se pode perder de vista a existência de componentes culturais comuns ao homem do médio São Francisco e aos nordestinos de um modo geral. Esta autora cita a linguagem e a literatura popular, os hábitos alimentares e medicinais, como legados das migrações para a integração cultural dessa população.  

Para, (CANDIDO,) chama-se transitório o morador que, não tendo títulos legais, pode a cada momento perder a terra onde mora. As origens da sua fixação podem ser muitas; em nossa formação destaca-se o foragido das autoridades, por infrações quaisquer, e, por isso mesmo, interessado em se isolar. O agregado, como se sabe, distingue-se do posseiro porque tem permissão do proprietário para morar e lavrar a terra, sem qualquer paga, salvo alguma prestação eventual de serviço. O posseiro não tem permissão e frequentemente ignora a situação legal da terra que ocupa: pode ser terra sem proprietário, pode ser terra com proprietário, pode ser terra que virá a ter proprietário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (247.3 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com