TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os significados da cultura, do indivíduo e da sociedade

Seminário: Os significados da cultura, do indivíduo e da sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Seminário  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa1 Passo1

Passo 2- Com base na leitura solicitada no passo 1, identificar e listar os significados de cultura, individuo e sociedade.

Cultura

Significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias,comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, queos indivíduos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais atéque possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismocumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geraçãoseguinte, aonde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspectosprocurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

Individuo

é conjunto de atributos que constituem a originalidade, a unicidade de umacriatura, e que a distinguem de outras tantas; é o somatório das característicasinerentes à alma humana. Toda criatura que se individualizou tornou-se um serhomogêneo, pois não mais procura comparar-se com os outros, admite a suasingularidade significa ser você mesmo. Um ser único e individual que quando seagrupa a outros indivíduos, forma a sociedade. É como se ela, a sociedade, fosse àmatéria, e o individuo, fosse uma das moléculas que fazem parte da matéria. Adiferença é que nós, ao contrario das moléculas, somos diferentes uns dos outros, casocontrário c

hamaríamos o nosso próximo de "igual" e não de "semelhante”.

Sociedade

é um conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos,preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. Asociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente asociologia, a história, a antropologia e a geografia. É um grupo de indivíduos queformam um sistema semi - aberto, no qual a maior parte das interações é feita comoutros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede derelacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com