TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PALESTRA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL

Trabalho Escolar: PALESTRA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 2

Conceituar educação e diferenciá-la de treinamento é algo muito complicado e complexo, a educação pode ser descrita como um trabalho em equipe que potencializa e auxilia enfrentar problemas existentes em um país como saúde e meio ambiente, por exemplo. Não temos dificuldade em criar pequenos núcleos educacionais que ofereçam serviço de qualidade, mas sim em dar escala a educação de qualidade. A educação é a base da sociedade e do desenvolvimento e não há futuro para o país sem educação de qualidade. Este é o papel dos professores na sociedade contribuir para a educação de maneira didática e desenvolver métodos dinâmicos de aprendizagem, neste momento nasce o conhecimento por inspiração, a busca pelo saber e o intuito de revolucionar. O hábito da leitura também é algo importante e fundamental na formação do cidadão, na organização das ideias e de opiniões, no conhecimento pelos direitos e deveres, fatores que vão além da vida acadêmica e profissional.

O individuo no século XXI está inserido em um contexto de globalização e tecnologia, a procura pela qualidade de vida e aquisição de bens nos aproxima cada vez mais do conceito de capitalismo, influenciando em nossas decisões no ato da escolha pela formação, área de atuação e geralmente em toda a carreira profissional. A opção por um cargo bem remunerado muitas vezes nos distancia de nossa real vocação e o ritmo capitalista do desenvolvimento sustentável, a preocupação com meio em que estamos se torna secundária e muitas vezes não colaboramos com o mínimo do que deve ser feito. Uma sociedade deve prezar pela interação dos meios econômico e ambiental.

As relações humanas tonaram-se cada vez mais vítimas da tecnologia e de suas ferramentas, os objetos de comunicação atualmente estão à frente do contato físico e do relacionamento interpessoal, ou seja, cada vez mais as pessoas optam pelo contato através de redes sociais, sites de relacionamentos e aplicativos diversos. A definição de interatividade já não é a mesma de antes e estamos caminhando rumo aos relacionamentos cibernéticos.

Já dentro do âmbito profissional e no que diz respeito ao mercado de trabalho podemos dizer que houveram poucas mudanças, a concepção e a ideia que o mercado possui das diferenças entre homens e mulheres muitas vezes ainda é a mesma do século passado e está evidenciada principalmente na questão salarial, onde os valores geralmente são inferiores no caso das mulheres. Existe ainda a distinção entre raças e etnias, em algumas empresas a questão salarial também está relacionada ao biótipo do funcionário e sua escolha sexual. Estes são temas que ainda são tabus na sociedade atual e permanecem nos distanciando do conceito real de civilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com