TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO TEXTO: ENSINAR: OFÍCIO ESTÁVEL, IDENTIDADE PROFISSIONAL VACILANTE.

Por:   •  14/10/2015  •  Resenha  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  2.374 Visualizações

Página 1 de 3

É sabido que a palavra ensinar é um verbo, e tal qual, dentro da sua classificação morfológica, é a classe que designa ação... Mas qual seria/será essa ação? Ao contrário que a grande maioria dos profissionais atuantes pensa não consiste só no ato de transmitir saberes, conhecimento e informações. Ensinar vai além de tudo isso, é ser capaz de observar o aluno dentro da sala de aula e respeitar e valorizar as características individuais presentes dentro da sala de aula, em outras palavras, praticar a dialogia e a democracia de ensino empregada por BAKHTIN. Ensinar pode remeter a ideia de que o aluno crie em seu professor, o individuo espelho, ou seja, aquela pessoa que será o seu exemplo, o individuo que conseguiu despertar idolatria do aluno por ele, mas para tanto, deverá empregar bem a palavra ensinar no seu vocabulário de ações cotidianas dentro e fora da sala de aula.

O autoconhecimento nos âmbitos profissional e pessoal é a chave para que o professor tenha sucesso na arte de ensinar. Desse modo ele pode ter a humildade de aprender com os seus próprios erros e aperfeiçoar sua metodologia de ensino, e descobrirá e aflorará suas verdadeiras habilidades. Faz-se necessário o professor ser resiliente, ou seja, estar apto e ser capaz de tornar favorável a sua metodologia de ensino, as constantes mudanças que ocorrem na escola, seja na parte pedagógica ou na parte burocrata.

Não basta o profissional possuir uma formação acadêmica de qualidade, é necessário abolir a palavra comodismo de seu vocabulário cotidiano de ações, pois o professor que se acomoda é incapaz de desempenhar um bom papel no ato de ensinar, realizar suas tarefas e sobre tudo, utilizar os saberes necessários para aperfeiçoar sua capacidade profissional.

Gauthier preconiza que não basta o talento para ensinar, é trabalho e a reflexão que o acompanham constituem um suporte essencial (p.21), ou seja, para o professor exercer de maneira adequada sua função, a constante busca de conhecimento se faz necessário para aprimorar seu desempenho na busca incessante ser um profissional exemplar O Talento é sim importante e necessário, mas o talento por si só, não basta.

O autor afirmar que a didática é fundamentada no conjunto de saberes e habilidades específicas usadas pelo profissional da educação no exercício de sua profissão.

Os saberes adquiridos pelo professor são: disciplinar, que se trata do uso dos bons modos, costumes e boa educação e conduta; o saber curricular que se trata da aplicação da sua disciplina dentro do programa de ensino pré-estabelecido pela escola; o saber das ciências da educação, que pode ser definido como tudo que o professor adquiriu durante sua formação, pós-formação, através das experiências vividas fora ou dentro do seu trabalho; o saber da tradição pedagógica é onde o mestre deixa de dar aulas no singular, ou seja, deixa de receber seus alunos em seu escritório e passar a praticar muito mais o ensino simultâneo dirigindo se a todos os alunos ao mesmo tempo; o saber experiencial e o hábito estão intimamente relacionados, é aprender através de suas próprias experiências significativas, viver um momento particular, momento esse diferente de tudo o que se encontra habitualmente; o saber da ação pedagógica, que são legitimados pelas pesquisas. Atualmente é o tipo de saber menos desenvolvido no reservatório de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com