TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A identidade profissional dos professores e o desenvolvimento das competências

Por:   •  16/6/2015  •  Resenha  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  2.021 Visualizações

Página 1 de 3

O professor é um profissional cuja atividade principal é o ensino, por esse e muitos outros motivos ele nunca deve parar de buscar novos conhecimentos, saberes, competências, pois sua experiência vem com o passar do tempo, é um processo continuo.

Formação inicial e formação continuada são condições que garantem um exercício profissional de qualidade, com essas formações que o professor aprende a desenvolver as competências, habilidades e atitudes profissionais.

O profissionalismo refere-se ao desempenho competente e compromissado que constituem a especialidade de ser professor e ao comportamento ético e político expresso nas atitudes relacionadas a prática profissional. Isso significa ter o domínio da matéria e dos métodos de ensino.

A profissão de professor vem sendo desvalorizada a muito tempo, tanto social como economicamente, salários, recursos matérias e didático, formação profissional e carreira, com certeza a responsabilidade é dos governos, pois não conseguem garantir nem a valorização salarial dos professores, levando a uma degradação social e econômica.

Condições precárias de trabalho e a desvalorização social da profissão de professor prejudicam muito a construção de identidade dos futuros professores. Isso acontece porque a identidade com a profissão diz respeito ao significado pessoal e social que a profissão tem para a pessoa. Se o professor perder o significado de trabalho ele perde também a identidade com sua profissão.

A formação continuada é uma maneira diferente de ver a capacitação profissional dos professores, pois visa o desenvolvimento pessoal e profissional mediante práticas de desenvolvimento dos professores na organização da escola, na organização do currículo, nas atividades de assistência pedagógico-didática junto com a coordenação pedagógica, etc.

É assim que o professor se transforma num pesquisador, construindo sua autonomia profissional, enriquecendo-se de conhecimentos e práticas e aprendendo a aprender resolver problemas.

A identidade profissional dos professores

Identidade profissional é o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores que definem e orientam a especialidade do trabalho do professor.

A sociedade brasileira esta passando por intensas transformações econômicas, sociais, politicas, culturais. As novas exigências educacionais diante dessas transformações pedem um professor capaz de exercer sua profissão em correspondência as novas realidades da sociedade, do conhecimento, do aluno, dos meios de comunicação e informação.

Não é qualquer um que pode ser professor, pois um bom profissional precisa ser indagador, pesquisador, investigador, precisa ir além.

Saberes e competências profissionais

Saberes são conhecimentos teóricos e práticos requeridos para o exercício profissional, competências são as qualidades, habilidades e atitudes relacionamentos teóricos e práticos e que permitem a um profissional exercer adequadamente sua profissão. Segundo Perrenoud os saberes estão ligados com as competências, para ele competência profissional é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar determinadas citações.

A competência envolve uma pluralidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com