TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO: ENTRE VALORES CRENÇAS E COMPETÊNCIAS

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 7

A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO:

ENTRE VALORES CRENÇAS E COMPETÊNCIAS

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico, Comunicação e Linguagem, Metodologia Científica.

Prof. Andressa Aparecida Lopes, Edilaine Vagula, Edinéia de Cássia Santos Pinho, fabiane Muzardo, José Adir Lins machado, Mari Clair Moro, Reinaldo Nishikawa, Taíse Nishikawa.

Alexânia

2015

INTRODUÇÃO

O pedagogo no exercício de suas funções exerce um papel fundamental na vida da sociedade, no seu desenvolvimento, na constituição e estrutura social, seja individualmente seja coletivamente. Sendo assim, o presente trabalho tem o intuito de entender a participação do pedagogo ou o que é ser pedagogo, a partir da perspectiva do acadêmico.

DESENVOLVIMENTO

Passo 01

A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO

Transformações aceleradas no mundo globalizado exigem que a escola através de seus agentes de ensino adotem novas posturas e abordagens pedagógicas que visem preparar alunos para atuarem na sociedade como profissionais capazes de desenvolver competências e habilidades nas mais diversas áreas do conhecimento.

Segundo, Guimarães (2004, p.27) o investimento na formação apresenta possibilidades de melhoria profissional. Para realizar qualquer atividade humana, é necessário dominar conhecimentos, a fim, de garantir a eficiência, e a eficácia da ação com vistas aos resultados almejados.

Libâneo (1999, p.135) considera que o pedagogo assume a tarefa de orientar a pratica educativa de modo consciente, intencional, sistemático para finalidade social e politicas, a partir de interesses sociais.

Houssaye (2004, p10), enfatiza o pedagogo é aquele que procura conjugar a teoria e a prática a partir de sua própria ação. Só se é considerado pedagogo aquele que fizer surgir um plus na educação.

Segundo a compreensão de Tardif (2002, p.36) sobre os saberes do pedagogo, o professor e o ensino constituem objeto de saber para as ciências e para as ciências da educação. Caracterizam-se como doutrinas ou concepções provenientes de reflexos sobre a prática educativa no sentido amplo do termo.

Saberes curriculares caracteriza-se como discursos objetivos, conteúdos e métodos a partir dos quais a constituição escolar categoriza e apresenta os saberes sociais.

Saberes experienciais ou práticos compreendem os saberes produzidos pelos professores que no exercício da função desenvolvem saberes específico.

Brzezinski (2002, p.131) destaca que a identidade do profissional docente é construída no cotidiano a partir dos pressupostos de exercer sua atividade sobre o alicerce da trilogia dos sabores.

Rios (2003b, p.108) enfatiza que a ação docente, compreende-se no eixo das dimensões técnica, estética, política e ética.

Perrenoud caracteriza as competências profissionais como um conjunto de conhecimentos diversificados da profissão, de esquema de ação e de postura no exercício do oficio.

Contreras (2002ª, p.197-198) refere-se ao principio da autonomia como aspecto que contribui para o pedagogo superar ou minimizar os problemas vivenciados no cotidiano do seu trabalho, considera-se também como um exercício de intervenções nos contextos concretos das práticas onde as decisões são produto de considerações da complexidade.

Aranha (1996, p.119) menciona que os valores estão na base de todas as ações, sendo inevitável reconhecer sua importância para a práxis educativa.

Laville e Dionne (1999, p.94) enfatizam que os valores são representações mentais do que é bom, desejável, ideal de como as coisas deveriam ser ou procuram ser.

Carrolo (1997, p.51), refere0se a construção da identidade profissional como um processo pelo qual se dá em toda a existência do homem, na interação com o mundo e com o outro.

A visão de Pimenta é de que uma identidade profissional se constrói com base na significação social da profissão, na revisão constante dos significados sociais da profissão.

O pedagogo quando desempenha o seu papel contribui para o processo geral da construção da humanidade, sempre envolvido em seu compromisso ético e político, vontade e decisão pessoal, sensibilidade.

Passo 02

COMPREENSÃO DE TEXTO

A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.

È a ciência que ocorre em todos os espaços, é responsável pela socialização. Por sua vez, pedagogo é responsável pelo processo de construção do desenvolvimento intelectual e moral do individuo, juntamente com o contexto familiar.

O pedagogo na sociedade em que vivemos passa a atuar como educador social em empresas, hospitais, associações, igrejas, eventos, etc. Formando um novo quadro, com ideias de que o pedagogo não está apto para exercer suas funções apenas na sala de aula.

O pedagogo entende dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Ele trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação. Tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com