TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: O BACHAREL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA

Por:   •  26/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  9.456 Palavras (38 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 38

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: O BACHAREL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA

[1]Bernadete Freire de Carvalho Avelino

RESUMO

Na contemporaneidade, a construção da identidade profissional tem sido uma temática bastante debatida pela relevância da compreensão de como o professor se constitui como profissional da docência, os aspectos que influenciam essa trajetória docente e a reflexão desse profissional sobre tal trajetória. Dessa forma, realizamos pesquisa que teve como pergunta inicial: como os professores formados em cursos de bacharelado que atua na docência do ensino superior, que não tiveram uma formação inicial para o exercício da docência, se constituem professores, bem como produzem e mobilizam os saberes da docência? A partir desse questionamento,  definimos como objetivo geral da pesquisa: investigar o processo de construção da identidade profissional do bacharel professor em Administração, assim como o tornar-se docente. Fundamentados em Dubar (2005), Pimenta (2005), Cunha (2010), Souza (2010), dentre outros teóricos, discutimos, no presente artigo, a construção da identidade profissional docente do bacharel no ensino superior, a partir de pesquisa realizada no Curso de Administração da Faculdade Maurício de Nassau, em Teresina/PI, tendo como interlocutores sete professores do referido curso. Como método de investigação escolhemos a pesquisa narrativa, utilizando-se da entrevista narrativa como técnica de produção de dados, que foram analisados e classificados em três eixos: trajetória docente; exercício profissional e identidade docente. Os dados apontam para a não compreensão dos professores dos aspectos que influenciam a sua trajetória docente, no entanto, a maioria dos interlocutores reconhecem o importante papel que desempenha a formação pedagógica para o exercício profissional e a necessidade da experiência e da formação continuada para o tornar-se professor.

PALAVRAS-CHAVE: Identidade Profissional Docente. Professor-Bacharel. Trajetória Profissional. Pesquisa Narrativa.

1 INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, as reflexões acerca da identidade como transformação, como movimento, são relevantes e pertinentes para a construção do “eu” pessoal e profissional, para definição e compreensão de si mesmo, da relação com os outros e do papel do indivíduo no desenvolvimento do projeto de sociedade, diante da identidade pressuposta pelo contexto social. A atitude reflexiva deve contemplar todas as dimensões da pessoa para que ela se torne partícipe das transformações sociais emergentes no cenário contemporâneo, através da cultura e da educação.

Nesse processo de constituição da identidade pessoal e profissional, destaca-se a identidade docente, alvo de diversos estudos, porém uma temática que ainda requer muita discussão pela própria complexidade que a permeia. Por considerarmos que os processos formativos e o exercício da atividade docente configuram-se como espaço-tempo de aprendizagens significativas do ponto de vista do aprender a ensinar, ou seja, do aprender a ser professor, torna-se pertinente questionar: como os professores formados em cursos de bacharelado que atuam na docência do ensino superior, que não tiveram uma formação inicial para o exercício da docência, se constituem professores, bem como produzem e mobilizam os saberes da docência?

Nessa perspectiva, definimos como objetivo da presente pesquisa: investigar o processo de construção da identidade profissional do bacharel-professor, caracterizando os processos constituintes do percurso profissional do tornar-se professor, identificando os saberes docentes produzidos e mobilizados.

Partimos do entendimento de que a construção da identidade docente é uma temática necessária e bastante discutida no âmbito das pesquisas educacionais na contemporaneidade. As discussões e reflexões acerca dessa temática são relevantes no sentido das concepções e dos significados atribuídos pelos professores no que concerne à sua atividade profissional, ou seja, explicitar como esses profissionais identificam-se como sendo professor e a implicação da sua ação docente na formação de futuros profissionais diante da complexidade e exigências do mercado contemporâneo.

A referida temática é discutida em diferentes áreas do conhecimento das ciências humanas e sociais. No campo da socialização profissional, as análises sobre identidade valorizam tanto a dimensão pessoal, subjetiva, no contexto da análise sociológica, quanto à dimensão coletiva, enfatizando o caráter de totalidade do indivíduo na compreensão da sua identidade.

Na pesquisa, focalizamos o processo de construção da identidade profissional do bacharel-professor que atua nos cursos de graduação em Administração, tecida a partir de uma abordagem sociológica de identidade, apoiando-se nas ideias de Pimenta (2005), Dubar (2005),  por fornecer subsídios para a melhor compreensão da constituição da identidade profissional do professor, como um processo dinâmico que enfoca a adaptação do professor ao seu contexto profissional a partir da trajetória de formação e da experiência profissional.

Apoiados nestes e em outros teóricos, partimos do pressuposto de que a constituição da identidade profissional docente demanda, portanto, a contextualização da trajetória do professor sobre a sua formação e atuação, de modo que reflita acerca do percurso do próprio desenvolvimento profissional a partir da ressignificação dos saberes que alicerçam a docência e das imagens que constrói de si e da profissão na trajetória profissional.  Portanto, esta concepção de identidade pode ser instituída e sustentada em diferentes tempos, culturas e espaços construídos historicamente. Trata-se, então, de um sentimento de pertença profissional, vinculado aos aspectos subjetivos e objetivos da realidade social.

A identidade é compreendida como um processo dialético, caracterizado por mudanças e transformações através das quais o indivíduo constrói e reconstrói sua identidade pessoal. E a consolidação de uma identidade afirmadora ou negadora do ser professor pode influenciar no exercício efetivo de uma prática pedagógica de qualidade, bem como nos investimentos na formação e no desenvolvimento profissional docente.

A experiência tem nos mostrado que, geralmente, os professores que têm sua formação inicial no Bacharelado e que, normalmente, atuam em cursos da mesma especificidade de sua formação, têm uma formação técnica que o destaca como profissional naquilo que se formou e em algum momento desse desenvolvimento profissional é convidado a atuar como docente. Em poucos casos, estes professores passam por um estágio de formação, ou se é exigido algum conhecimento pedagógico básico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.1 Kb)   pdf (330.8 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com