TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PANORÂMICA DO CLIMA ORGANIZACIONAL

Projeto de pesquisa: PANORÂMICA DO CLIMA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Clima Organizacional é o nome dado ao conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização, que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a própria organização.

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta de suma importância para Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico de Recursos Humanos de uma organização, o objetivo da pesquisaé mensurar o nível de satisfação dos colaboradores com relação aos aspectos do ambiente organizacional e a maneira como as pessoas interagem uma com as outras, no seu ambiente de trabalho, o resultado dessa pesquisa visa apresentar as informações necessárias para implantação de um plano de ação para melhorar o clima organizacional da empresa.

Através da Pesquisa de Clima Organizacional, é possível identificar as áreas mais críticas da organização, sempre na visão dos funcionários, e com isso estabelecer um plano de ação para melhorar processos internos, que consequentemente refletirão nos produto final. Uma pesquisa bem estruturada pode, ajudar a perceber o que deve ser feito para criar estímulos motivacionais nos funcionários e entender o que incomoda as pessoas na organização. Os resultados da pesquisa de clima organizacional, divididos por áreas pode também ajudar a Gestão a entender alguns processos que causam problemas para os clientes externos pois, ninguém melhor do que aqueles funcionários que lidam diretamente com o cliente para entender o que dificulta o processo, causa perda de imagem e insatisfação.

fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa_de_clima_organizacional>Acessado em 09.junho.2013

VISÃO DOS AUTORES SOBRE PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Existem diversos estudos sobre a importância do Clima Organizacional, geralmente, alguns fatores estão associados ao Clima Organizacional, como stress, motivação, liderança, carga psíquica positiva ou negativa, sistemas, políticas e normas, a estrutura e nas relações interpessoais existentes na organização.

Segundo Souza (1978), Clima Organizacional é um fenômeno resultante da interação dos elementos da cultura, ou seja, é a relação entre preceitos (a autoridade e o conjunto de regulamentos e valores, explícitos ou implícitos, que reagem a vida organizacional), tecnologia (conjunto de instrumentos e processos utilizados no trabalho organizacional, inclusive em suas relações com o ambiente externo) e caráter (conjunto de manifestações afetivo evolutivas, espontâneas dos indivíduos que compõem a organização). Clima é uma decorrência do peso de cada um destes elementos e seus efeitos sobre cada um dos outros dois.

SOUZA E. Clima e Cultura Organizacionais: como se manifestam e como se manejam. SP: Edgard Blucher, 1978.

De acordo com Edela (apud BARCELOS E LIMA, 2002), o clima organizacional resulta da interação dos elementos da cultura, como preceitos, caráter e tecnologia.Decorre do peso dos efeitos de cada um desses elementos culturais, valores, políticas, tradições, estilos gerenciais, comportamentos, expressões dos indivíduos envolvidos no processo e também é resultante do conjunto de instrumentos, conhecimentos e processos operacionais da organização.

BARCELOS E LIMA, Súsi M. e Albano, Adriana Gaffrée Burns. UmEstudo Sobre Clima e Cultura Organizacional na Concepção deDiferentes Autores. Rev. CCEI - URCAMP, v.6, n.10, p. 33-40 - ago.,2002

Conforme Luz, (1996), clima organizacional é o reflexo do estado de espírito ou do ânimo das pessoas, que predomina numa organização em um determinado período. Ressalta ainda, a importância de destacar o fator tempo no conceito, uma vez que o clima organizacional é instável, conforme a influência que sofre de algumas variáveis. Na opinião de Luz, o clima organizacional é afetado por conflitos intra-organizacionais, ocorridos entre pessoas (que é considerado normal), grupos (passa a ser preocupante) e pessoas e organização (prejudicial ao clima organizacional), fatores positivos e negativos da organização e fatores externos à organização. Ele afirma que o clima é afetado pelos conflitos e pelos fatores positivos e negativos que ocorrem no ambiente de trabalho, bem como fatores externos que ocorrem no contexto socioeconômico e político, como, também, na vida particular dos colaboradores.

LUZ, Ricardo S. Conhecendo o clima organizacional. Revistatreinamento e Desenvolvimento, v4. No. 41, maio, p 14-15, S. Paulo,1996.

De acordo com Chiavenato (1999) as pesquisas de Clima Organizacional procuram colher informações sobre o campo psicológico que envolve o ambiente de trabalho das pessoas e a sua sensação pessoal.

A Pesquisa de Clima e aplicada geralmente por meio de questionários ou entrevistas, tentando-se obter as opiniões dos colaboradores referentes a vários itens sobre os quais a empresa tem interesse em saber quais os pontos críticos.

Partindo da pesquisa de clima, as organizações conseguem melhorar as relações entre os colaboradores no ambiente de trabalho. A análise de resultados de uma pesquisa, representa um importante instrumento para a organização identificar os pontos críticos, para a partir dái elaborar um plano de ação buscando atender as necessidades dos colaboradores,trazendo satisfação.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. RIO DE JANEIRO: Campus, 1999. 457p.

Principais Objetivos da Pequisa de Clima

A pesquisa em si visa alé de analisar o ambiente de trabalho é voltada para as variáveis que o influenciam, positiva ou negativamente, além da satisfação ou insatisfação dos colaboradores da organização em relação à diversos fatores que serão apresentados, tais como ambiente de trabalho, comunicação, liderança, motivação, relacionamento interpessoal e outros, possibilitando a resolução dos problemas identificados.

De um lado, os consumidores pressionam as organizações pela melhoria da qualidade dos produtos e serviçosm, porque hoje em dia, qualidade por um preço justo é oque os consumidores mais procuram. De outro lado, os trabalhadores cada vez mais buscam a melhoria da qualidade de vida no trabalho, impondo às organizações mais dedicação ao diagnóstico da sua dimensão social. Nesse sentido, torna-se cada vez mais relevante o estudo da qualidade do clima organizacional, por sua influência sobre a produtividade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com