TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERICIA CONTABIL QUESTÕES

Artigo: PERICIA CONTABIL QUESTÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  1.442 Visualizações

Página 1 de 2

1. Como se traduz a função administrativa da contabilidade?

A função administrativa da Contabilidade é a cooperação na gestão administrativa de uma entidade. Pode ser traduzida na forma de elaboração do planejamento contábil, na sistematização de controles, nos desenhos impressos necessários à atividade administrativa, nas normas, nos cálculos de operações.

2. Que vem a ser função revisora?

A função revisora consiste no exame, na verificação, e no rigor das informações a fim de expressar rigorosamente a verdade dos fatos, trazendo maior confiança para o trabalho.

3. Que significa função pericial?

A função pericial consiste no fornecimento de informações fidedignas devido à controvérsia existente entre as partes.

4. Quais as distinções entre função revisora e pericial?

Uma depende da outra, sendo que a função revisora o perito analisa e verifica os autos do processo, elabora a metodologia de trabalho, enfocando no objeto pericial, e faz pedido ou diligência dos documentos faltantes dos autos, para que a função pericial tenha uma boa base de informações para resolução do embate jurídico. Essas informações são apresentadas através de um laudo pericial.

5. Quais os três tipos de pericia, segundo D’auria?

Pericia administrativa: é um exame decisivo na esfera administrativa, quando o responsável pela entidade econômica se encontra com um problema que ele mesmo não consegue resolver, então, solicita auxilio ao contador; Perícia extrajudicial: atua, principalmente, por acordo entre partes, estas entram em acordo para que a questão pendente seja solucionada com base na informação pericial; Pericia judicial: é determinada por uma autoridade e sujeita a ritos judiciais estabelecidos por lei.

6. Quais as diferenças entre Perícia Judicial e Extrajudicial?

A Perícia Judicial trata os fatos judicialmente, ou seja, as questões são levadas ao tribunal. Dessa forma, para a resolução dos conflitos, o órgão julgador deve ter pleno conhecimento da matéria em questão, já que o julgamento depende de sua decisão. Esse tipo de Perícia pode ser considerado como um meio esclarecedor e de prova admitido pela legislação. Por outro lado, a Perícia Extrajudicial busca um juízo imparcial para o esclarecimento de questões divergentes entre as partes. Busca-se então uma resolução amigável, já que as questões não são processadas judicialmente. Ainda, nesse tipo de Perícia, as partes buscam profissionais capazes de emitirem um parecer imparcial a partir da informação pericial.

7. Em sintese o que é pericia judicial?

Podemos definir a perícia judicial como o exame de situações ou fatos relacionados a coisas e pessoas, praticado por especialistas na matéria que lhe é submetida, com o objetivo de elucidar determinados aspectos técnicos.

8. Quais são, em síntese, as principais razões para se fazer uma perícia?

As partes buscam a perícia em várias situações. Por isso a perícia pode ser classificada em diferentes sessões. As principais razões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com