TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO SOCIAL, INTERDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA PROFISSIONAL E METODOLOGIA DO TRABALHO

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

PLANEJAMENTO SOCIAL, INTERDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA PROFISSIONAL E METODOLOGIA DO TRABALHO

[pic 2]

Serrinha

2012

PLANEJAMENTO SOCIAL, INTERDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA PROFISSIONAL E METODOLOGIA DO TRABALHO

Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Gestão Social, Politicas Públicas, Redes e Defesa de Direitos do Módulo IV- UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

[pic 3]

Serrinha

2012

SUMÁRIO

Introdução         4

Desenvolvimento          5

Conclusão          9

Referências Bibliográficas        10


INTRODUÇÃO

   A importância de planejar está ligada a organização, sobretudo ao ato que se foi planejado para ser desenvolvido com mais precisão, construir um referencial para o futuro, calcular caminhos, estruturar as ações a serem desenvolvidas para que a porta almejada seja aberta.

O planejamento social busca conciliar o planejamento estratégico em sua execução na obtenção da participação de inúmeros níveis de profissionais e da própria sociedade.

Faremos algumas reflexões neste trabalho acadêmico sobre a importância da realização do trabalho interdisciplinar e de como a sua prática se torna essencial nas atividades laborativas do gestor social.

Abordaremos também o campo da centralidade do trabalho com famílias nas políticas públicas, bem como dentro da política da assistência social, salientando o novo redesenho da família atual, já que a família possui costumes e valores em constante movimento de transformação, refletindo mudanças sociais.


DESENVOLVIMENTO

O planejamento social é um instrumento de fundamental importância para o desenvolvimento de trabalho do profissional inserido na Gestão Social, pois este tem necessidades de conhecer e compreender a realidade do planejamento com o objetivo de realizar intervenções com qualidade.

No planejamento social se faz necessário buscar de forma harmônica a utilização do planejamento estratégico, expandindo a participação dos vários níveis de profissionais existentes dentro da sociedade. Nesse sentido, a tomada de decisão se torna elemento fundamental, pois corresponde com as diferentes escolhas dentro do processo.

Um elemento importante no planejamento social é a operacionalização, onde relaciona as atividades indispensáveis para efetuar as decisões tomadas. Nessa fase, o planejador social deve acompanhar a implantação ou implementação, o controle e a avaliação do planejamento do projeto social que o mesmo for inserir em determinada instituição pública ou privada.

O planejamento é um processo contínuo e dinâmico, já que a decisão de planejar requer o movimento de reflexão-decisão-ação-reflexão que o caracteriza, tendo em vista as ações desenvolvidas no presente, servindo de base para o futuro próspero e abastado de frutos plantados no passado.

Para Lafer (apud BATISTA, 2007), “é uma decisão política que pressupõe alocação de recursos para sua realização”.

O planejamento é essencialmente uma metodologia inclusa no processo de racionalidade.

O planejamento social possui como função proporcionar maior interação entre profissionais e sociedade estabelecendo como foco as singularidades, embasados na visão, na missão, desenvolvimento de competências distintivas e valores; na elaboração de processos decisórios pensando-se em sua agilidade e coerência; de suas estratégias, objetivos, metas, buscando o desenvolvimento de planos de ação; coordenar e otimizar a alocação de recursos; estabelecer mecanismos de avaliação e controles.(ZANONI E BOGADO,2009, p. 125).

É muito importante destacar que o trabalho interdisciplinar requer vivência, aprendizado e convivência com as diferenças, uma vez que estas nos impedem muitas vezes de olhar situações e as demandas com elas realmente são.

O trabalho interdisciplinar efetiva-se na ação da instituição, na compreensão de sua equipe, bem como na relação desta equipe com outras interdisciplinaridades na rede social e nos programas matriciais que envolvem as famílias, desse modo à intervenção interdisciplinar melhora os serviços ofertados, já que permite uma ampla leitura da realidade, enriquecendo a ação profissional.

 A prática social é composta por múltiplas ações-reflexões e pode ter como uma de suas estratégias de atuação o trabalho interdisciplinar, o qual visa à articulação de diferentes compreensões, faz-se imprescindível a interlocução de conhecimentos empíricos e teóricos dos profissionais envolvidos para uma construção do saber.

Ao tratarmos da centralidade sóciofamiliar na política de Assistência Social, a Norma Operacional Básica (NOB) 2005, estabelece eixos estruturantes e vale ressaltar que os núcleos familiares historicamente têm sido marcados por grandes transformações, existindo atualmente diferentes formas de ser família.

Essa centralidade presente no SUAS, traz em sua base, a concepção de que todas as outras necessidades e públicos da assistência social estão de alguma maneira, vinculados à família, quer seja no momento de utilização dos programas, projeto dos serviços da Assistência, quer seja, no início do ciclo que gera a necessidade do indivíduo vir a ser alvo da atenção da política.A família é o núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social. (NOB, 2005, p. 17).

A família determina no seu interior padrões, valores culturais, econômicos e sociais, que orientam a vida em sociedade, conduzindo seus membros a um processo de socialização, conforme cada sociedade e contexto histórico, a família se apresenta de modo heterogêneo e variável, refletindo e transmitindo as alterações sociais atuando sobre ela. 

Ao reconhecer e proteger a centralidade como princípio, a Norma Operacional Básica (NOB) 2005, assinala o trabalho junto à família como possibilidade de ação irrestrita e não fragmentada, visto que, no geral os usuários dos programas, projetos e serviços da assistência social têm necessidades em diferentes áreas da vida social, bem como, nas diferentes faixas etárias atingindo, portanto, toda a família e não apenas um de seus membros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (252.6 Kb)   docx (65.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com