TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA – ENSINO MÉDIO

Por:   •  6/4/2020  •  Dissertação  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

                  [pic 1]

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO (PE:VAE)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

PLANO DE AULA – ENSINO MÉDIO

Tiago Mariusso de Miranda RA 1534485

São José do Rio Preto - SP

2019

Plano de Aula

  1. Identificação

Nível de Ensino/ Turma: Ensino Médio - 3ª série

Disciplina: Sociologia

Tema da aula: Cultura e Alteridade

Tempo de duração da aula: 50 minutos

  1. Conteúdo

Classificar as estruturas básicas de reconhecimento e entendimento entre as características que englobam a definição de Cultura no singular, que sintetiza as características universais dos seres humanos; e cultura no plural, que diz respeito às particularidades de cada um desses grupos.

  1. Objetivos

A proposta para se trabalhar essa questão em sala de aula parte, inicialmente, da observação dos próprios estudantes como grupos humanos que são plurais, na medida em que guardam suas particularidades; e singulares, uma vez que sintetizam o que há de universal nos seres humanos. A partir desse conceito, a aula inaugural do tema será acerca da constatação dos diversos significativos da palavra cultura.

  • Classificar os vários significados do termo cultura, fazendo com que o aluno enriqueça seu vocabulário na medida em que outras áreas do conhecimento são apresentadas a partir de cada definição.
  •  Selecionar o conceito central acerca do assunto tratado, no caso, a alteridade.
  • Debater sobre o tema com os alunos em sala e formatar o cerne da questão proposta.

  1. Recursos

Sendo uma aula de abertura do tema proposto, os recursos utilizados são à priori uma sala com mesas e cadeiras, lousa e giz ou material similar.

  1. Etapas da Aula

a)- Introdução ao tema

Segundo Neusa Maria Mendes de Gusmão, educar, antes de mais nada, envolve interesses, dominação, exploração, revelando a existência do poder e seu exercício sobre indivíduos, grupos ou sociedade tidos como diferentes. Educar tem sido o meio pelo qual o diferente deve ser transformado em igual para que se possa submeter, dominar e explorar em nome de um modelo cultural que se acredita natural, universal e humano.

Seguindo esse preceito proponho estimular a curiosidade acerca do tema. Propor aos alunos explanações sobre suas vivências culturais, incentivando os discentes a mapear seu círculo cultural.

b)- Desenvolvimento da Aula

        Após breve explanação e questionamentos atuais, expor de maneira literal seus diferentes significados e formas de contextualização, atribuindo os exemplos de cada situação.

c)- Atividades para os Estudantes

    Após a constatação das diferenças e universalidades existentes na própria classe, a atenção é dirigida a outros espaços como o bairro da escola ou mesmo o município. Solicitar um mapeamento do bairro onde o aluno mora, questões como: qual zona da cidade eu moro? Qual a predominância de classes sociais nesse região? Quais etnias? Etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com