TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR PCC

Por:   •  18/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.475 Palavras (10 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA COMO COMPONTENTE CURRICULAR - PCC

6º SEMESTRE

REALIZAR UM LEVANTAMENTO DE CINCO FILMES QUE RETRATEM AS TRANSFORMAÇÕES DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. APRESENTAR UMA SÍNTESE DOS FILMES E DESCREVER COMO PODEM SER UTILIZADOS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO

Polo

Ferraz de Vasconcelos

2018

1º Filme: A Procura da Felicidade

No filme vamos acompanhar a vida de um homem cujo nome é Chris Gardner (Will Smith). Um pai de família lutando para sobreviver e sustentar sua família, mesmo com a vida difícil que leva, nunca pede a esperança que um dia todas essas dificuldades vão passar e sua vida mudará.

Sua mulher o abandona deixando-o com seu filho que passa a cria-lo sozinho, mesmo com as suas dificuldades ele nunca deixa de dar carinho, amor e sempre ensinando os valores da vida ao seu filho, que acredita plenamente em seu pai. Gardner vive numa precária situação financeira, em meio a esses problemas, sem ter condições de pagar um lugar melhor para ficar, tem que ir dormir em abrigos ou até mesmo em banheiros do metrô.

Gardner fixa em sua mente de que um dia chegará onde almeja e parte para suas tentativas passando pelos obstáculos mais cruéis. A parte que marca mais é quando Gardner avista um homem saindo de uma Ferrari em frente ao prédio comercial, e ao perguntar o que ele faz para ter aquilo, e a resposta do homem é que o motiva a seguir em frente com mais otimismo. O homem fala para ele que trabalha como corretor de ações e que para saber lidar com pessoas e com números, então ele coloca em sua cabeça que vai chegar lá, e decidido segue superando os obstáculos que surgem, as humilhações, as tristezas e aflições.

No filme o que mais impressiona é como ele olha o sucesso de outra pessoa fica admirado, e com tudo isso almeja algo igual para sua vida e vai a luta para conseguir.

Hoje em dia encontramos o oposto disso, as pessoas veem o sucesso do outro e ficam com inveja, ao invés de correr atrás e tentar conquistar seu lugar na sociedade, se inquietam e com isso ficam querendo destruir o sucesso alheio.

Em sala de aula deverá ser explicado para os alunos que nada na vida é fácil e nem simples de se alcançar, sempre haverá obstáculos, e cabe a cada um ser perseverante e otimista para que consigam assim alcançar seus objetivos.

2º Filme: O Show de Truman

O Filme o Show de Truman, o show da vida do diretor Peter Weir lançado no ano de 1998 nos Estados Unidos, apresenta a vida de um corretor de seguros do seu nascimento ao ano de seu trigésimo aniversária.

O enredo foca na observação da vida de um homem comum, seu modo de viver, momentos marcantes, frustações pessoais e profissionais como seu emprego indesejado, questões humanas decorrentes à certas situações; traumas e perdas. Truman Burkon sendo o personagem protagonista, é casado com Mary e possui um único amigo em quem dividi histórias e confia muito em sua mãe acreditando que a mesma é viúva até que encontra com um homem por acaso na rua identificando o mesmo como seu pai, supostamente falecido em um passeio de barco com o filho, o corpo do pai de Truman nunca fora encontrado, fazendo todos acreditarem em uma evidência acidental, incluindo seu filho que desencadeou traumas psicológicos.

É este o acontecimento e o recorte dos olhos de uma mulher tirado de uma revista que mudaram sua vida. Ao lembrar desses olhos, Truman recordava da personagem Lauren ou Silvia (não se sabe ao certo) que foi um grande amor em sua vida, porem quase que platônico ou doentio. Outra frustação era seu emprego, além do medo de ficar desempregado, onde começa a questionar sua vida e desejar que fosse diferente.

É nítido o drama dos acontecimentos que são apresentados no filme sendo completamente imprevisíveis, quase que sem planejamento no roteiro, pois o próprio Truman não fazia ideia de que vivia diante das câmeras. Mas, apesar de não seguirem textos é um filme emocionante e em especial, seu desfecho, levando Truman a um reencontro marcante com o suposto falecido pai. Além do que é retratado através do drama mostrado durante os trinta anos do protagonista em horas diárias mostrando a vida comum de um homem, também enfatizou a evolução da televisão e cinema.

No entanto, a moral do filme é que diversas vezes fazemos escolhas por imposições e ou oportunidades que a vida impões sem termos chances de realmente escolher o que queremos, sendo assim, aceitando tudo e qualquer coisa gerando frustações futuras.

Questionar e explicar para os alunos que na vida devemos levantar questionamentos sobre o estilo de vida que estamos vivendo e que as vezes a mudança pode ser para melhor e não para pior como estamos acostumados a pensar.

3º Filme: A Onda

A história de desse filme é baseada em fatos reais, onde de uma maneira diferente um professor tenta ensinar seus alunos sobre autocracia, com isso deixa-os bem motivados fazendo da sala de aula exemplo de regime autocrata com normas a serem seguidas pelos participantes.

O professor Rainer Wenger ( Jurgen Voge) ao chegar na escola depara-se com a situação de lecionar um assunto adverso do que já havia planejado a ensinar, a autocracia, sendo obrigado a ficar com outro tema, porque seu colega já havia escolhido o tema por ele desejado. Em atividade paralela é técnico do time de handbol da escola. Rainer então começa a inovar nas aulas, na prática começa a ensinar como é o autocrático, colocando regras e exigências no comportamento imitando uma autocracia, a figura central era ele mesmo.

Com o grupo já formado foi criado uniforme, cumprimento com um sinal e se auto denominam de “A Onda”. Com seu comportamento e sua capacidade de liderança é a forma que ele achou de trazer todos os alunos para aquela realidade, acabam envolvendo eles de uma tal maneira que alguns deles levam tudo aquilo que aprendem sobre o regime estudado, para dentro de suas casas.

Os alunos interagem tanto com essa realidade criada pelo professor que deixa

eles muito mais próximos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com