TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática como Componente Curricular (PCC)

Por:   •  20/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Prática como Componente Curricular (PCC)

1º Semestre

ANA CARLA FRANCISCA DA CONCEIÇÃO – 1746053

SAMAMBAIA - DF

2019


Sumário

  1. Matemática3
  2. História da Matemática4
  3. Informática5

        


  1. Matemática

Texto Complementar

Aprender Matemática no Ensino Superior: Desafios e Superação

        Matemática é um tema muito delicado, onde a grande maioria das pessoas sentem um certo pavor passando a odiá-la. Infelizmente, essa ideia de que a matemática é coisa de outro mundo, um bicho de sete cabeças, que é difícil, vem sendo passado quando a criança entra na Educação Infantil causando grandes transtornos para os próximos níveis.

        A cada ano estudos e pesquisas, em matemática, são realizados no Brasil com todos os níveis acadêmicos e os resultados são desastrosos, pois se, para o nível básico o desempenho está muito abaixo da média, imagina como estão os outros níveis.

Com esses resultados conclui-se o baixo desempenho dos nossos alunos, pois a cada etapa que vão avançando as dificuldades se tornam maior, devido à falta de preparação na base acadêmica, chegando ao Ensino Superior totalmente despreparados.

Por esse motivo, muitos professores buscam meios de passar para o aluno, de forma clara e rápida, a definição matemática na prática, ou seja, realizando exercícios, onde na verdade o problema acaba sendo mascarado, e essa máscara cai quando o aluno, por exemplo, se vê diante de uma disciplina chamada Cálculo Diferencial ou Integral, pois a falta do domínio de conhecimentos básicos o impedirá de alcançar o sucesso esperado.

Felizmente, o artigo nos mostram que, muitos alunos ao chegarem no Ensino superior procuram enfrentar essas barreiras. Visam entender o motivo pelo o qual muitos não conseguem fluir entre nível Médio e Superior, e buscam encontrar a solução desse problema que vem se repetindo.

Então, para que haja mudanças na aprendizagem matemática, é necessário reestruturar o ensino, desde a Educação Básica ao Ensino Superior, porém como não se pode voltar no tempo, alguns autores de matemática sugerem que comecem o estudo pelo o básico para que o déficit de conhecimento seja amenizado.  

  1. História da Matemática

Texto Proposto

        Engana-se quem pensa que a matemática se resume em apenas números. Por traz desses números existem histórias fantásticas que a maioria desconhece. O problema é que, muitos docentes ignoram esse assunto, pois acham irrelevante e desnecessário. Pelo contrário, podemos usar a história da matemática como um recurso didático em nossas aulas, onde podemos aguçar a curiosidade do aluno fazendo com que até goste da disciplina. Conhecimento nunca é demais.

        Com a história da matemática podemos aprender e ensinar brincando, como por exemplo, o xadrez, mas precisamos buscar, pesquisar bons materiais de qualidade para que possamos também passar essa motivação aos nossos alunos e suprir essa carência de conhecimentos da tão temida matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com