TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE COMPONENTE CURRICULAR (PCC): BIOQUÍMICA

Por:   •  23/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PRÁTICA DE COMPONENTE CURRICULAR (PCC): BIOQUÍMICA

Transporte e digestão de lipídeos em insetos e mamíferos

Maísa von Gal Nunes Pereira - 1953507

Limeira – UNIP PP

2020

  1. Identifique semelhanças e diferenças sobre o transporte de lipídeos entre insetos e mamíferos

Nos insetos e nos mamíferos os lipídeos são constituintes de estruturas celulares, atuando como hormônios e formam reservas energéticas, que são fundamentais para situações de grande demanda metabólica. Nos insetos, os lipídeos são transportadores entre os diferentes órgãos associados a lipoforina, já nos mamíferos, esse transporte é realizado por diversas lipoproteínas. De modo semelhante ao tecido adiposo dos mamíferos, os lipídeos são armazenados no corpo gorduroso dos insetos como triacilgliceróis. Na etapa da fosforilação, os insetos podem ter um mecanismo de regulação da atividade dos triacilgliceróios do corpo gorduroso semelhante ao da enzima de tecido adiposo dos mamíferos.

  1. Explique como ocorre a digestão de lipídeos e a formação da lipoforina em insetos

No processo de digestão, no lúmen intestinal, os lipídeos complexos da dieta (triacilgliceróis e fosfolipídios) são hidrolisados e são liberados ácidos graxos livres, os quais são absorvidos pelo epitélio intestinal. As enzimas que atuam nesse processo são triacilglicerol-lipásicas digestivas além de fosfolipases e colesteril éster hidrolases. Os ácidos graxos são absorvidos pelas células do epitélio intestinal, porém informações de como esse processo ocorre são escassas.

Após a absorção pelas células do epitélio intestinal, os ácidos graxos são usados para a síntese de lipídeos mais complexos, sendo esterificados formando fosfolipídeos, diacilgliceróis e triacilgliceróis. Os lipídeos devem ser secretados para a hemolinfa para serem distribuídos por todo o organimos. Os principais lipídeos encontrados na hemolinfa são os fosfolipideos e os diacilgliceróis, que são transportados pela lipoforina, que recebe os lipídeos fornecidos pelo intestino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (174.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com