TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

        

[pic 6]

Xinguara - PA

2015

MARIA DE JESUS BORGES DA SILVA

PRATICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL

[pic 7]

[pic 8]

Xinguara - PA

2015


Sumário

INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------------4

DESENVOLVIMENTO -------------------------------------------------------------------------5, á,7

CONCLUSAO------------------------------------------------------------------------------------------8

REFERENCIAS----------------------------------------------------------------------------------------9

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem se objetivo mostrar a todos como assistente social lida direita e muitas vezes indiretamente  com situações em suas diversas arias de situações, além de desenvolver suas críticas e dificuldade no meio em que está inserido tanto na sua atuação profissional como na pratica profissional do Serviço social assim como a atuação do assistente social sendo ela em qualquer aria de atuação em sua constante situação histórica em que se encontra assim  como no seu contexto brasileiro que até hoje nunca se foi tão fácil de suportar. Devido isso o assistente social como todo esteve sempre à frente no mercado de trabalho seja qual for aria de atuação os desafios e experiências sempre foram igualitários compreendendo se por sua demanda do assistente, impondo ainda sua praticas profissionais mais visualizada pelos profissionais de serviço social assim como demais outros profissionais de arias de atuação diferentes.  

Busca-se, neste contexto, conhecer mas a prática profissional Serviço Social, assim como a sua aparência ou ausência de características de atuação anteriores. Para no entanto fazer se uma análise de compreensão do texto, compreendendo-se como prática profissional a desempenhar -se de um conhecimento, do assistente Social em sua execução de sua prática profissional.

Tendo em vista que, o objetivo deste trabalho é buscar a prática profissional do Assistente Social na sua aria de atuação atual do profissional, e ao mesmo tempo pondo se a frente o seu reconhecimento e como a prática profissional está definindo o Serviço Social em seu meio de edificação, buscando assim observar, em suas ações e falas, em técnicas e expressões, como o Assistente Social inserido em seu contexto de atuação direta aplica em prática no dia-a-dia suas críticas suas metodologias dedutivas e dialético como métodos de abordagem sobre tipos situações enfrentadas a serem desenvolvidas trabalhadas no decorrer no trabalho.

DESNVOLVIMENTO

Hoje em dia o Serviço Social devido várias lutas diante de mundo tão diversificado o seu marco de conquista de uma profissão se dá por uma series de leis, diretrizes. Assim como nos anos 90, está profissão teve se seu o avanço em reconhecimento no mercado de trabalho, diante das várias frente às lutas de classes, aos movimentos sociais existentes daquela época. Sendo Assim o Serviço Social foi efetivada em três balanços principais: Código de Ética Profissional, a Lei de Regulamentação da Profissão, e as Diretrizes Curriculares da ABEPSS. A prática profissional do Serviço Social no Brasil está dependente ao desenvolver-se construção do Projeto Profissional do Serviço Social, o Projeto ético-político diante disso o mesmo concebeu conquista para os profissionais de Serviço Social já nos anos de 1993, que o regulariza partir de então, e estabiliza, dando ao Assistente Social poder emancipatório e autonomia profissional nos mais diversos campos de atuação.

No entanto a partir dos anos 60, o serviço social no seu patamar de categoria profissional, deu se início a várias debates organizados em vista de cientificar a pratica do profissional sendo está alavanco encontrada num meio de contexto político da instabilidade política da renúncia do Jânio Quadros a posse de João Goulart a presidência em mercê aos planos econômicos fracassados e a corrupção frequente nesta época. Apresentando entre outras uma política rigorosa de coação à impressa, e as participações da população e demais grupos profissionais como um todo, somente se conteve os avanços na profissão até mesmos os reparos da contenda, nos anos 80.No entanto somente nessa época se acentuou se a discussão, e veio torno da profissão a busca do significado serviço Social enquanto profissão e sua pratica profissional assim como sua metodologia e a renovação da profissão.

O que realmente a profissão de serviço social representava nesse período era uma crítica ao pensamento conservador, onde questionava-se o conservadorismo tradicionalismo presente no Serviço Social. A partir de então de várias reuniões de debate de grupos de assistentes sociais que buscavam uma prática renovada e renovadora, de intervenção ativa e diante da realidade brasileira. o processo de renovação de serviço social também nessa época foi detalhadamente verificado por profissionais da época como professor Jose Paulo Netto.

Na época os profissionais de serviço social era voltadas ao movimento de conceituação, onde os mesmos foram rompidos os padrões de intervenções e metodologias presentes na época no entanto ambos era caracterizados por uma abordagem funcionalista, voltadas para intervenção trimencionada do indivíduo em suas abordagens de caso grupo e comunidade.

Assim em todo Brasil os profissionais de serviço social se reunião para debaterem, as determinadas praticas, a serem executadas os compromissos éticos e as distinções da prática profissional. No entanto o Serviço Social nos anos de 1960 a 1980 foram detectados grande preocupação com a questão da crítica aos modelos, formas e processo de intervenção funcionalista. Até esse momento, o Serviço Social era predominantemente caracterizado por uma atuação de intervenção de origem nos âmbitos de caso, de grupo e comunidade. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com