TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIO DA DEMANDA EFICIENTE EM MICHAEL KALECHKA

Projeto de pesquisa: PRINCÍPIO DA DEMANDA EFICIENTE EM MICHAEL KALECHKA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 10

O PRINCIPIO DA DEMANDA EFETIVA EM MICHAL KALECKI

Igor Fernando Oliveira Sá

RESUMO

O presente trabalho tem por finalidade apresentar e desenvolver a Economia Kaleckiana e o Princípio da Demanda Efetiva na explanação do funcionamento da economia capitalista. A maior contribuição do autor para o entendimento de como funciona e se desenvolve a economia capitalista está em sua formulação do principio da demanda efetiva. Julgava como principal entrave do processo de acumulação das economias capitalistas a questão da realização da produção, onde coloca a demanda como centro das análises. Com base na ideia dos gastos capitalistas (consumo e investimento) o autor formula suas teorias sobre a dinâmica do setor capitalista, sua explicação para os ciclos econômicos e a sua teoria de distribuição. Kalecki divide o sistema econômico em três departamentos: produtor de bens de capital, produtor de bens de consumo para os capitalistas e produtor de bens de consumo para os trabalhadores. Deste modo decorreram todos os determinantes propostos pelo autor e por fim seu modelo completo de economia capitalista.

Palavras-chave : Demanda efetiva, kalecki, bens de consumo.

ABSTRACT

This paper aims to present and develop the economy Kaleckian and the Principle of Effective Demand in the explanation of the functioning of the capitalist economy. The major contribution of the author to understand how it works and develops the capitalist economy is in its formulation of the principle of effective demand. Thought as the main obstacle of the accumulation of capitalist economies the issue of realization of production, which puts the demand as the center of the analysis process. Based on the idea of capitalist spending (consumption and investment), the author formulates his theories about the dynamics of the capitalist sector, his explanation for business cycles and his theory of distribution. Kalecki's economic system divides into three departments: the capital goods producer, producer of consumer goods for capitalists and producer of consumer goods for the workers. Thus held all determinants proposed by the author and order your complete model of capitalist economy.

Keywords: Effective demand, capitalist spending, consumer goods.

1) INTRODUÇÃO

Michal Kalecki nasceu em Lodz (Polônia), em 22 de junho de 1899. Considerado autodidata, estudou na Escola Politécnica de Varsóvia e depois na de Gdanski, mas não chegou a graduar-se. Desenvolveu vários trabalhos tentando explicar o crescimento e os ciclos da economia capitalista, seus primeiros escritos datam do início da década de 30, sobre economias capitalistas abordando problemas de produção e comercialização, onde já inicia sua formulação do princípio da demanda efetiva.

Vale destacar a maneira como o autor buscava condensar seu raciocínio, com formulações matemáticas e estatísticas, buscando sempre apresentar explicações com maior confiabilidade.

Seu referencial teórico parte do marxismo, utiliza-se dos esquemas de reprodução de Marx para explicar o funcionamento das economias capitalistas, juntamente com estudos de Tugan-Baranovski e Rosa Luxemburg. E a partir deles Kalecki foi ampliando e aprimorando suas concepções, que culminaram com a publicação de sua Teoria da Dinâmica Econômica em 1954, datada como sua principal obra.

Ressalta-se que seu pensamento antecede ao de John Maynard Keynes (Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda), no entanto só depois desta obra o principio da demanda efetiva começou a ganhar aceitação integral. Fato esse que se deu também por Keynes se tratar de um autor de relevante prestígios nos meios políticos e acadêmicos.

O problema central estudado por Kalecki foi à questão da realização da produção, em que julgava ser o principal entrave no processo de acumulação das economias capitalistas, onde coloca a demanda no centro da análise. Este pensamento contrariava o marco teórico até então seguido na época pelos neoclássicos, com a chamada “Lei de Say”, segundo a qual toda produção criava uma demanda necessária para absorvê-la. A mesma obtinha uma importância essencial na interpretação dos mais diversos problemas econômicos da época, como por exemplo, a acumulação de capitais, e se perdurou como centro das analises econômicas por mais de um século.

Contudo o principal interesse do presente trabalho é entender e descrever a economia Kaleckiana e sua principal contribuição, a demanda efetiva. Para tanto se teve como base o Manual de Macroeconomia da Equipe de Professores da FEA-USP. Onde o corpo teórico da obra (contribuição) foi divido em: Estrutura Básica do Modelo Kaleckiano; Determinação da Renda; Determinantes da Distribuição de Renda: Formação de Preços; Determinantes do Investimento: Principio do Risco Crescente; Modelo Completo, com Governo, Setor Externo e Poupança dos Trabalhadores. E do mesmo modo será divido neste artigo, ademais com a contribuição de outros trabalhos de análogo assunto que serão citados no decorrer do mesmo.

2) ESTRUTURA BÁSICA DO MODELO KALECKIANO

Kalecki, com a mesma linha de raciocínio de Marx, divide o sistema econômico em três departamentos: produtor de bens de capital (investimento-I), produtor de bens de consumo para os capitalistas(Ck) e produtor de bens de consumo(Cw) para os trabalhadores.

De inicio, com uma economia fechada onde os trabalhadores gastam o que ganham e sem governo, o auto define: Renda Bruta(Y)= Lucros(P)+Salários(W), sendo que o produto bruto de decompõe em investimento (produtor de bens de capital), consumo dos capitalistas e consumo dos trabalhadores, dividindo-se o valor em cada departamento em lucros (P) e salários (W) pagos. Domais a soma do lucro nos três departamentos equivale ao lucro total da economia. Os capitalistas ganham o que gastam e os trabalhadores gastam o que ganham.

Segundo as analises de Kalecki a poupança vai ser igual ao investimento (S=I), ou seja, o investimento gerará a poupança para financiá-lo. Assim a poupança não se torna um entrave ao investimento.

3) DETERMINAÇÃO DA RENDA

Assumindo os mesmos pressupostos tratados no tópico anterior, com relação ao consumo dos trabalhadores (Cw), como os gastos para gerar o produto correspondem aos salários pagos no próprio departamento, conclui-se que o excedente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com