TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE JARDINAGEM ABRIGO

Por:   •  26/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 5

CASA ABRIGO MARLUZA ARAÚJO (CAMA) EM MACAPÁ-AMAPÁ

PROJETO DE HORTA E JARDINAGEM ALTERNATIVOS COM PNEUS E GARRAFAS PET, APRENDENDO EDUCAÇÃO DO MEIO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE.

                        Projeto realizado para solução ao “MEIO AMBIENTE”                                                  na Educação de adolescentes abrigados  

 

MACAPÁ, AP

2017

SUMÁRIO

1. IDENTIFICAÇÃO .......................................................................................04

2. INTRODUÇÃO ...........................................................................................05

3. JUSTIFICATIVA .........................................................................................06

4. OBJETIVOS ...............................................................................................07

5. METODOLOGIA ........................................................................................08

6. RECURSOS UTILIZADOS ........................................................................09

7. CONCLUSÃO ............................................................................................10

1. IDENTIFICAÇÃO

CASA ABRIGO MARLUZA ARAÚJO

Endereço: Rua Exército da Redenção, S/N; Bairro: Pedrinhas.

Coordenadora da CAMA: Marinei Giusti Fernandes Monteiro.

Supervisora do Projeto “Meio Ambiente”: Adalcirene Ferreira.

Projeto: Horta e jardinagem alternativos com pneus e garrafas pet, aprendendo educação do meio ambiental e sustentabilidade

Envolvidos: Adolescentes abrigados “CAMA”, Estagiários de Serviço Social da universidade Paulista – UNIP. Acadêmicos: ANDREA OLIVEIRA SILVA MONTE, BRUNA RAFAELA DOS SANTOS DUARTE, CLAUDIO ALEX DA SILVA NERI, DÉBORA ROSANA TRINDADE DA SILVA, DULCENILDY DE MORAIS FARIAS, EDNÉIA BAIA BORGES, ELANE DE LIMA LATERAL, JAMILLE MARCIA FERREIRA MARTINS, LENIRA MORAES TRINDADE MAYRA DOS SANTOS FERREIRA FLEXA GURJÃO, MARA LÚCIA COSTA SANTOS, MARIA ANDRELINA CARDOSO DA SILVA, REGIANE MACIEL DE ALMEIDA, RUTICLEIA DA GAMA.  .

Período: março a abril de 2017, Projeto Meio Ambiente.

2. INTRODUÇÃO

O Projeto Horta e Jardinagem nasce da necessidade de interagi com adolescente junto a casa abrigo Marluza Araújo (CAMA) na realidade global no que diz respeito à Educação Ambiental, visando a sustentabilidade do Meio Ambiente, ensinando o respeito mútuo entre a Sociedade e a Natureza, entendendo está como sendo a sua morada.

A horta e o jardim são um excelente meio para potencializar o aprendizado do adolescente e despertar seu interesse para a alimentação saudável e a beleza das plantas.

O contato com a natureza é uma experiência muito válida para os adolescentes, onde as atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar matos, podar, regar não só constituem em um ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza.  

Ao montar a horta e o jardim, os adolescentes terão que trabalhar e aprender os mais variados temas. Entende-se que, para se trabalhar com coletividade, educação permanente e dinâmica como se deve ser, é preciso criar um ambiente capaz de envolver a todos com respeito, disciplinas, funcionários em geral e também a comunidade. Não dá para tratar só das questões de natureza como se está estivesse desassociada da sociedade ou qualquer trabalho neste âmbito.

A horta e o jardim têm como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia exigindo uma reflexão diária por parte dos envolvidos. Este projeto visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações sociais, pedagógicas, por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.

3. JUSTIFICATIVA

O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem na natura, com as sementes de hortaliça. O homem tira da terra o seu sustento, isso faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo e plantação, a ter uma relação homem-natureza, pois ele depende dela para a sua sobrevivência. No entanto para muitos seres humanos, esta relação está perdida, para muitos, o “solo” de onde o seu alimento é tirado é apenas “terra”, pois atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação. Hoje adolescentes no ambiente externo a casa abrigo, normalmente estão em frente à televisão, mídia, uso de drogas e entorpecente, não tendo mais o contato com o meio ambiente.

Assim, se faz necessário que se resgate esse contato, permitindo este relacionamento, é desta forma que as hortas e jardins os expirem a ter alegria pela natureza ao solo para plantar.

As hortas e os jardins são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivencias que resgatam valores.

4. OBJETIVOS:

  • Proporcionar o relaxamento através do contato direto com o solo e o prazer de produzir jardins e hortaliças reutilizando pneus e garrafas pet e oportunizar atividades de cultivos de plantas, estimulando assim os adolescentes a um desenvolvimento de responsabilidade por partes dos participantes.
  • Sensibilizar e conscientizar os adolescentes de que a vida depende do meio ambiente e o meio ambiente depende também de cada cidadão deste planeta, nutrição, saúde e a qualidade de vida de todos e transformar uma área propicia em um jardim como espaço de lazer e conhecimento através da utilização de técnicas de paisagismo e jardinagem.

5. METODOLOGIA

  • O planejamento do projeto foi realizado na instituição Casa Abrigo Marluza Araújo, esse projeto foi elaborado pela equipe de estagiários da Universidade Paulista – UNIP do Curso de Serviço Social e supervisora de campo, A assistente Social e a Coordenadora Técnica da instituição no qual foram ensinados os manejos e técnicas importantes para o cultivo de jardinagem e hortaliças em uma área especificada.
  • Esse projeto teve a participação dos adolescentes acolhidos, onde vão acompanhar todas as etapas do plantio e do cultivo participando diretamente de cada uma delas, o desenvolvimento do projeto acontecerá da seguinte etapas:

1ª – Etapa:

  • O reconhecimento do espaço em que será feito o plantio.
  • Fazer adubamento da terra para ser feito o Plantio.
  • Os instrumentos que serão utilizados para o cultivo.

2ª – Etapa:

  • O recolhimento de pneus e garrafas pet.
  • A compra da terra preta para o plantio.
  • Transforma grão e sementes em mudas, pronta para o plantio.

3ª – Etapa:

  • Acompanhamento durante a época de crescimento da plantação. A prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas é um exercício de paciência e perseverança até que a natureza nos brindes com a transformação de pequenas sementes em flores, verduras e legumes viçosos e coloridos. Através do projeto os adolescentes vivenciam uma experiência muito rica, instiga a curiosidade e introduz noções básicas de plantação e criação de uma horta, importância de valorizar a produção agrícola e o trabalhador rural.

   

6. RECURSOS UTILIZADOS/MATERIAIS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com