TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA APLICADA A SAÚDE

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

A inquietação com a opinião de qualidade de vida refere-se a um movimento dentro das ciências humanas e biológicas no sentido de valorizar parâmetros mais vastos que o controle de sintomas, a diminuição da mortalidade ou o avanço da expectativa de vida. Nos últimos dois séculos vários eventos históricos e avanços científicos ocorreram a humanidade imediatamente deixou a Idade Contemporânea e adentrou na idade tecnológica informatizada.

A era da informação, onde o ser humano aos poucos desconstrói algumas rotinas saudáveis habituais que promoviam o bem-estar e a saúde postos pelas gerações anteriores. Os alimentos industrializados, o sedentarismo, carência de lazer e demais fatores que não colaboram para a conservação da saúde são assuntos populares vistos nos principais meios de vinculação de notícias. Outro assunto que ganha destaque na mídia é o estresse. Ultimamente, fala-se em estresse profissional, estresse familiar, crises de estresse, estresse bom ou ruim, enfim entre os contextos que envolvem pontos de tensão menciona-se a palavra estresse.

Para ter qualidade de vida é preciso ter energia e disposição, sono e descanso adequados, sentimentos positivos perante a vida; ter a capacidade de pensar, aprender, memorizar e se concentrar; autoestima; imagem corporal e aparência positiva para si, capacidade de mobilidade, capacidade de trabalho, suporte social de amigos e familiares, atividade sexual, segurança física e proteção, um lar, recursos financeiros, cuidados de saúde e sociais com disponibilidade e qualidade, oportunidades de adquirir novas informações e habilidades, participação em, e recreação/lazer, transporte e espiritualidade/religião/crenças pessoais.

Nota-se que os fatores supramencionados são interdependentes que, quando somados, resultam em determinado estilo de vida que está fortemente atrelado à cultura, escolaridade e valores peculiares. A qualidade de vida, portanto possui características intrínsecas de caráter objetivo saúde, atividades físicas, condição socioeconômica e subjetivo satisfação com a vida e autoestima englobando valores culturais, étnicos e religiosos os quais não podem ser negligenciados. A análise do que é qualidade de vida é única e peculiar variando de pessoa.

REFRÊNCIA

QUADROS, Alexandre Schaan de. Vivendo mais e melhor: qualidade de vida relacionada saúde. Rev. Bras. Cardiol. Invasiva, São Paulo , v. 21, n. 1, p. 5-6, Mar. 2013 . Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-83972013000100003&lng=en&nrm=iso>. access on 19 Oct. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S2179-83972013000100003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com