TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passado e presente da Democracia

Artigo: Passado e presente da Democracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSE DOS COCAIS

BACHARELADO EM DIREITO

CIÊNCIA POLITICA E TEORIA GERAL DO ESTADO

PROFESSOR: MESTRE MARCOS BATISTA

BLOCO: 2º PERÍODO

DEMOCRACIA

MARIA DAS GRAÇAS DE CARVALHO

TIMON-MA, NOVEMBRO 2014.

O QUE É DEMOCRACIA?

A palavra "democracia" significa literalmente "governo pelo povo", retirado dos termos gregos, demos (que significa "povo") e kratos (que significa "regra"). É um conceito político e forma de governo, onde todas as pessoas devem ter vozes iguais na formulação da política (geralmente expressa através de uma votação dos deputados). Democracia ("governo pelo povo", quando traduzido do seu significado em grego) é visto como um dos ideais finais que civilizações modernas se esforçam para criar ou preservar.

Passado e presente da Democracia.

O filósofo grego antigo, Aristóteles, o aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, são considerados um dos fundadores mais importantes do que hoje é descrito como filosofia ocidental. Em seu trabalho, Política, ele ofereceu algumas comparações com outras formas de governo e Estado, mas também incluiu alguns avisos:

“Muitas vezes é suposto que só existe um tipo de democracia e um dos oligarquia. Mas isso é um erro.

...

Devemos ... dizer que a democracia é a forma de governo em que o livre são os governantes, e oligarquia em que os ricos; é apenas um acidente que a livre são muitos e os ricos são poucos .... E ainda oligarquia ea democracia não são suficientemente distinto apenas por estas duas características de riqueza e liberdade. Ambos contêm muitos outros elementos ... o governo não é uma democracia em que os homens livres, sendo poucos em número, domínio sobre os muitos que não são livres ... Também não é uma democracia quando os ricos têm o governo, porque eles exceder em número .... Mas a forma de governo é uma democracia quando o livre, que também são pobres ea maioria, governar, e uma oligarquia quando os ricos e os nobres governar, sendo eles, ao mesmo tempo em pequeno numero.”

Aristóteles, Política, Parte 4, 350 B.C.E.

A democracia como sistema de governo é suposto para permitir ampla representação e inclusão de maior número de pessoas e pontos de vista quanto possível para alimentar o funcionamento de uma sociedade justa e equitativa. Os princípios democráticos exercida de acordo com os ideais de liberdades universais, como o direito à liberdade de expressão.

É importante ressaltar que a democracia serve, supostamente, para verificar o poder irresponsável e manipulação por parte de poucos em detrimento de muitos, porque fundamentalmente a democracia é vista como uma forma de governo pelo povo, para o povo. Isso é muitas vezes implementada por meio de representantes eleitos, o que, portanto, exige eleições livres, transparentes e justas, a fim de alcançar legitimacy.

Os ideais de democracia são tão atraente para os cidadãos de todo o mundo, que muitos se sacrificaram as suas vidas, até mesmo suas vidas, a lutar por ela. Na verdade, a nossa época de "civilização" é caracterizada tanto por guerras e conflitos, pois é pela paz e pela democracia. O século XX só foi muitas vezes chamado de "O século da guerra."

De certa forma, a quantidade de propaganda e repressão alguns estados não democráticos criada contra o seu próprio povo é um testamento para o desejo do povo de formas de governo mais aberto e democrático. Ou seja, quanto mais as pessoas são percebidas como quer, o mais extremo um aparelho de Estado não-democrático tem que ser para se manter no poder.

Embora seja a sabedoria antiga, aviso de Aristóteles contra o poder concentrado e de riqueza em que a democracia pode ser pervertido em oligarquia é aplicável hoje. O mais excessivo este poder, mais esta oligarquia tenderá para a monarquia ea regra por indivíduos não de leis:

“Se os homens de propriedade no estado são menos do que no primeiro caso, e possuir mais propriedades, surge uma segunda forma de oligarquia. Para mais fortes eles são, mais poder eles afirmam, e tendo este objetivo em vista, eles se selecionar os das outras classes que estão para ser admitido ao governo; mas, não sendo ainda tão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com