TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pequenas Empresas

Dissertações: Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

AS PEQUENAS EMPRESAS E A ECONOMIA BRASILEIRA

As pequenas e médias empresas são invisíveis, mas fundamentais para o sistema econômico. E por ter um poder mais difuso ninguém a vê como um potencia. Considerando que o cenário de crescimento econômico veio evoluindo nos últimos anos em razão do controle inflacionário e da estabilização da moeda nacional, a tendência também é de crescimento nesse número que já possuía indicadores favoráveis. Acrescente-se aí, o fato da ausência de investimentos e políticas públicas de financiamento da atividade empresarial no Brasil, ou seja, quem possui recursos (grandes empresas), investe em produção, os que não dispões de recursos próprios (micro e pequenas empresas) dependem exclusivamente de mecanismos de financiamento e de políticas públicas voltadas ao segmento.

3 CONCLUSÃO

O desenvolvimento teórico no campo organizacional tem passado por diversas discussões e formulações, cujos fundamentos estão estacionados em múltiplas formas de encarar as organizações, absorvendo contribuições das mais variadas áreas do conhecimento.

Contudo, limitações de ordem conceitual, no que refere-se às questões adaptativas, fizeram com que a perspectiva de mercado tratasse de ajustar algumas distorções das inovações, propondo uma análise a partir do padrão de relacionamento entre organização e ambiente e entre as redes de organização. Destaca-se, assim, o potencial colaborativo entre organizações, a fim de fornecerem respostas mais adequadas às demandas de mercado.

Portanto, a evolução dos formatos organizacionais tem privilegiado a aproximação entre as organizações, no intuito de elevar o grau de relacionamento entre elas, dado que no cenário atual, as organizações não conseguem prosperar isoladamente. A conjuntura da percepção dos pequenos e médios empresários demanda níveis de relação capazes de oferecer solidez e força as organizações, o que conduz estas, por conseguinte, a buscarem na formação de redes as bases para superar os obstáculos impostos pela alta competitividade e mutação constante do ambiente.

A teoria de redes traz alguns conceitos que ajudam a visualizar as organizações de maneira distinta das tradicionais perspectivas, sendo, então, de vital importância para uma maior consolidação da teoria organizacional.

Em vias de conclusão, cumpre alertar que, embora tenha evidenciado os pontos positivos da teoria das redes e privilegiado a harmonia em detrimento do conflito, sendo assim esta seria sua principal limitação, não se pode negligenciar que, as teorias de rede, em sua maioria, não consideram as assimetrias decorrentes das relações entre os agentes. Desta forma, o poder se apresenta como uma variável que interfere significativamente no funcionamento da estrutura relacional da rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com