TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa

Por:   •  22/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Campus de Tocantinópolis-To

Curso de Ciências Sociais

Disciplina: Metodologia da pesquisa em Ciências Sociais

Professor: André Luis Campanha Demarchi

Aluna: Edla Borges Marinho de Miranda 

 

  

 

 

 

 

COMO OCORRE A SUSTENTABILIDADE NOS RIBERÕES DE TOCANTINÓPOLIS – TO

 

 

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina  Metodologia da pesquisa do Curso de Ciências Sociais.

 

 

 

 

TOCANTINOPOLIS – TO

Setembro - 2014

SUMÁRIO  

1.INTRODUÇÃO................................................................................................. 3

2.JUSTIFICATIVA............................................................................................... 4

3.OBJETIVOS..................................................................................................... 6

3.1GERAIS..........................................................................................................6

3.2ESPECÍFICOS................................................................................................6

4.REFERENCIALTEÓRICO.............................................................................. 7

5.METODOLOGIA...............................................................................................9

6.CRONOGRAMA DA PESQUISA.................................................................. 10

7.REFERÊNCIAS............................................................................................. 11

8.ANEXOS.........................................................................................................12

  1. INTRODUÇÃO

 

Esse projeto de pesquisa tem como finalidade desenvolver uma análise sobre o desenvolvimento sustentável nos ribeirões de Tocantinopolis. O município de Tocantinopolis é privilegiado por um belo Ribeirão de águas límpidas, gelada e transparente onde abriga belas chácaras proporcionando lazer e bem-estar aos seus moradores e visitantes de Tocantinopolis com os balneários como o da dona Elaid, Pedro Isaías, Cai N’Àgua e Pedro Bento, que se tornaram ponto turístico para cidades vizinhas. Portanto devido a esse grande acesso de visitantes é preciso haver uma importante preservação. Como por exemplo, ocorre no córrego Ribeirãozinho onde há cerca de 40 anos era possível nadar num rio de água abundante. Atualmente mal cobre os pés de uma pessoa e a água já não é mais de boa qualidade. Principalmente no leito do córrego que atravessa o centro urbano, onde moradores contribuíram assombrosamente para a poluição do mesmo.

É importante ressaltar que o município de Tocantinópolis tem 156 anos de existência e até o presente momento não se vê nenhuma atuação da parte pública em desenvolver projetos de preservação e manutenção desses ambientes citados.

  1. JUSTIFICATIVA

A importância de trabalhar esse tema é gratificante devido a pesquisa ser dessa natureza e também proporcionar uma base sobre o assunto, como também pela investigação a cerca do modo enquanto cidadão no processo de preservação do meio ambiente.

Atualmente, a preocupação com a degradação em relação ao meio-ambiente ocupa um espaço maior de atenção da sociedade, onde os  ambientalistas andam a procura de recursos para preservar o meio ambiente. Partindo do ponto de que a educação ambiental é um processo lento, e para mudar essa realidade não é fácil, onde primeiramente deve mudar os hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser natural partindo de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes  mas que influenciam na manutenção e preservação desses locais. Por isso, a importância de pequenos atos de sustentabilidade nesses  ambientes.

A importância de pesquisar sobre este tema é de perceber como ocorre a degradação no Ribeirão Grande, devido a diversas atividades exercidas pelo homem, identificando assim os impactos ambientais  provocados por proprietários e visitantes  e principalmente observar como ocorre o processo de sustentabilidade nesses ambientes.

            Ainda que não se possa resolver todos os problemas ambientais, a prevenção ambiental pode ser de grande importância nos dias atuais como também num futuro próximo, podendo transformar as pessoas em cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres com relação à proteção do meio ambiente. no sentido de desenvolver atitudes de preservação ambiental.

O desenvolvimento sustentável apresenta como um plano proposto a atender as necessidades básicas, melhorar a qualidade de vida da população e garantir a conservação ambiental. Sendo assim tipo um projeto social e político  que direciona  para o ordenamento da preservação do meio-ambiente, garantindo sua preservação e desenvolvimento dos modos de vida para populações futuras.  

Destacando então que no município de Tocantinópolis o modelo de gestão não possui um programa de preservação e manutenção dos balneários, onde poderia contribuir com políticas públicas e a onde sociedade civil participaria com decisões mirando o bem coletivo. Diante dessa situação a questão do desenvolvimento sustentável com problemas de caráter socioambiental como a erosão dos solos, assoreamento do córrego, o desmatamento, a poluição e contaminação destes recursos ambientais por detritos dos mais diferentes meios e a extinção de espécies da fauna e flora atingem o meio-ambiente de diferentes formas e intensidades.

Analisando, portanto os Ribeirões no município de Tocantinópolis que estáo localizados nos  povoados: Ribeirão Grande de Pedro Bento; Ribeirão Grande de Pedro Isaias; Cai N’ Água, Mumbuca; Ceorta; Ribeirãozinho;

Povoado Ribeirão Grande de Pedro Bento – localizado no km 10 da estrada que liga Tocantinópolis ao município de Maurilândia, nas margens do Ribeirão Grande, com aproximadamente 315 habitantes e potencialidades para o turismo pecuária e a agricultura de subsistência. O balneário de Pedro Bento é o mais visitado do município que atrai os banhistas pela sua beleza natural e as águas limpa do Ribeirão, a água potável vem do poço artesiano na localidade ainda tem uma escola municipal com 50 da 1 a 4 série, transporte escolar para a sede do município e telefone público.
 RIBEIRÃO GRANDE DE PEDRO ISAIAS – localizado a beira do Ribeirão Grande com aproximadamente 140 habitantes, tem grande potencial para o turismo, onde fica os balneários da Dona Eládia, Pedro Isaias e Cobango cai na água no qual a população sobrevive da agricultura de subsistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com