TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa social

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3


5.5-DIAGNÓSTICO SOCIAL

No campo da Política de Assistência Social voltada ao combate á pobreza e a exclusão, o Programa Bolsa Família é um programa social de grande escala em âmbito nacional; e no contexto do nosso município pontuaremos alguns problemas estruturais no Programa Bolsa Família. Focalizaremos na inserção do público alvo e na participação das famílias em estruturas direcionadas á geração de renda e inclusão social, ressaltando a relevância das visitas domiciliares e ainda em número significativamente pequeno de profissionais Assistentes Sociais no atendimento da demanda trabalhada.
De acordo com a pesquisa social mediante visitas domiciliares em alguns bairros do município de Santa Ernestina – SP registramos dados significativos no que concerne a qualidade do atendimento á saúde e a deficiência da empregabilidade que são aspectos fundamentais que configuram a dimensão estruturante do Programa Bolsa Família.
Contudo, de acordo com o perfil das famílias visitadas, foi revelado entre os beneficiários do Programa Bolsa Família que predominam pessoas do sexo feminino, cujo percentual é de 94% e 6% masculino.
Considerando-se a escolaridade do conjunto dos beneficiários visitados, ou seja, responsáveis pelas famílias, temos um percentual de 12% são analfabetos, 88% são alfabetizados. 
Constatamos que 69% das famílias moram em casa alugada, 6% das possuem casa cedida, e 25% casa própria. 
Concluímos que entre as pessoas visitadas 62% moram de 0 a 6 pessoas na mesma residência, 19% moram 02 pessoas, 13% dos entrevistados moram com 08 pessoas na casa, e 6% moram 05 pessoas.


















4- CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Podemos afirmar que o estagio foi de uma enorme relevância, pois proporcionou um conhecimento bastante satisfatório e de qualidade para a carreira profissional em serviço social, onde o ensino-aprendizado foi transmitido de uma forma bastante dinâmica e pratica. Passando dessa maneira segurança, atitude, ética profissional e um aprendizado eficaz, sendo levado para toda uma vida profissional. No período de realização do estagio supervisionado I foi observado uma enorme dificuldade na realização das visitas domiciliares, devido à falta de transporte por não ter um disponível, pois tinha que fazer uma solicitação com antecedência. E assim o tempo passava e quando era disponibilizado havia uma quantidade enorme de visitas acumuladas e tornava um constrangimento para o Assistente Social pois tinha que realizar as visitas com uma certa pressa e por existir uma quantidade significativa ainda ficava famílias sem ser visitadas, pois tinha que da prioridade os casos mais urgentes. Portanto seria viável que tivesse um veiculo a disposição para realização das visitas principalmente nos bairros de abrangência por ficar distante do CRAS, conforme os fatos podem concluir que na pratica a realidade e diferente da teoria, que as dificuldades surgem e a resolução demora, e assim podemos concluir que o conhecimento adquirido no decorrer do curso como um todo, seja teórico ou pratico o estagio só veio afirmar a decisão em se tornar um profissional nesta área, gerando uma enorme perspectiva em atuar na área com todas as qualidades, postura e profissionalismo de ser um profissional em serviço social.






REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: ESTATUTOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-ECA/1990,LOAS LEI Nº8742 DE 07 DE DEZEMBRO DE 1993,LEI 11.788 DE 25 DE SETEMBRO DE 2008, NORMAS OPERACIONAL BÁSICA DE ASSISTENTE SOCIAL-NOB SUAS /2005RE

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: ESTATUTOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-ECA/1990,LOAS LEI Nº8742 DE 07 DE DEZEMBRO DE 1993,LEI 11.788 DE 25 DE SETEMBRO DE 2008, NORMAS OPERACIONAL BÁSICA DE ASSISTENTE SOCIAL-NOB SUAS /2005

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com