TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pilates

Tese: Pilates. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Tese  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sob o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade – Saúde e Felicidade.” Joseph H. Pilates 1934

Pilates é uma técnica desenvolvida por Joseph Hubertus Pilates que se baseou em estudos sobre anatomia, artes marciais e ginástica. Joseph nasceu em Dusseldorf na Alemanha em 1880 e se interessou pelo estudo do corpo humano desde muito jovem, pois era uma criança de saúde precária. Em seus estudos buscava diversas maneiras de superar sua limitação física e melhorar sua qualidade de vida. Levou seus estudos tão a sério que aos 14 anos já posava para quadros e livros de anatomia. Mais tarde, tornou-se esquiador, mergulhador, artista de circo e boxeador profissional.

Durante a Primeira Grande Guerra, Joseph foi morar na Inglaterra, mas devido a sua naturalidade alemã, foi perseguido e mandado para um campo de prisioneiros em Lancaster. Mal acostumado ao sedentarismo, Joseph passou a ensinar artes marciais e condicionamento físico aos colegas de prisão. Nessa época houve uma epidemia de Influenza – nome dado ao vírus causador da gripe – entre os encarcerados em todo o continente europeu, mas os detentos de Lancaster não tiveram os sintomas da doença, já que estavam mais fortes graças aos exercícios ensinados por Joseph H. Pilates.

Com o fim da Guerra, Joseph começou a trabalhar como voluntário em um hospital que recebia os doentes e mutilados de guerra. Nesse momento que começou a utilizar molas e materiais hospitalares a fim de facilitar a locomoção dos pacientes dando a eles melhor qualidade de vida, esses equipamentos deram origem aos que são utilizados pela técnica Pilates até os dias atuais. Após dez anos trabalhando com os doentes, Joseph voltou à Alemanha para aperfeiçoar seus estudos e conhecimentos para aplicar aquilo que tinha desenvolvido na Inglaterra.

Os aparelhos usados hoje mantêm a função original

Na Alemanha, seu método ficou conhecido. Assim, foi convidado para treinar o exército nacionalista, mas Joseph recusou-se trabalhar para o governo. Então, por volta de 1923, foi para Nova Iorque, onde abriu o seu primeiro estúdio. Apesar de não se saber muito a respeito de seu trabalho nos primeiros anos nos Estados Unidos, foi na altura dos anos 40 que mestre e método ficaram conhecidos entre bailarinos e coreógrafos no país. “Joe”, como o chamavam na classe de dançarinos, era indicado por nomes famosos do balé, como Ruth St Dennis, Ted Shaw, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins, propagando os conceitos do método entre alunos e bailarinos.

Em 1966, Pilates, perde seu estúdio em Nova Iorque em decorrência de um incêndio e no ano seguinte, 1967, aos 87 anos, falece por insuficiência respiratória. Sem deixar “herdeiros”, Clara Pilates, sua esposa, passou a gerenciar o estúdio até 1970 quando passou a direção para Romana Kryzanowska, ex-aluna de “Joe”. Além do estúdio fundado por Pilates, outros alunos abriram os seus próprios. Os pioneiros foram Carola Trier, dançarina, e Bob Seed, jogador de hockey. Mas as únicas instrutoras oficialmente certificadas pelo próprio Pilates tendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com