TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico Da Natura

Trabalho Escolar: Planejamento Estrategico Da Natura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 3

A Natura é uma empresa nascida da paixão pela cosmética e pelas relações. Líder no mercado brasileiro de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, a empresa comercializa seus produtos através de revendedoras, que vendem por catálogos, e não possui nenhuma loja física. Este estudo visa analisar a presença e a comunicação digital da empresa, citando concorrentes e analisando os formatos, atitudes, hábitos dos consumidores da marca em redes sociais.

Quando parte-se para observação da Natura Cosméticos S/A, identifica-se uma coerência de suas ações com o cenário social e de mercado, inferindo assim que a empresa adota um planejamento estratégico. A seguir, para embasar essa dedução, algumas iniciativas da empresa serão escolhidas e relacionadas a etapas da elaboração de um PEM.

Em seu site, a Natura disponibiliza informações sobre a empresa, como Visão de Mundo, Razão de Ser, Crenças, Princípios de Relacionamento Natura e Políticas Natura. Segue abaixo a descrição da empresa sobre três desses pontos:

• Visão de Mundo: “A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a Natureza da qual fazem parte e com o todo.”

• Razão de Ser: “Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.”

• Crenças: “A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só. Tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações...”

Primeiramente vamos citar a estratégia definida pela Natura que envolve canal de vendas diretas, investimento constante em inovação de seus produtos, assim como na eficiência operacional. Esses itens compõem a sua estratégia na construção da imagem, competitividade e crescimento da marca. Por fim, A missão da Natura é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem estar/estar bem. Isso me trás bem claramente um conceito de diferenciação, de investir em um produto, uma imagem, que nos traga algo diferente, único.

A maioria das empresas percebeu os desafios e ameaças que encontraram no cenário mundial, mas conseguem ao mesmo tempo perceber oportunidades para desenvolver soluções e abrir novos mercados aos seus produtos ofertados. Por sua vez percebem que o futuro da empresa resultará nas ações que estarão para realizar. O desenvolvimento de um planejamento estratégico para as organizações dará sustentação para a busca de um caminho que levará a empresa a criação de um futuro de sucesso, abrindo assim oportunidades de crescimento da empresa dentro do mercado onde atuará de maneira mais competitiva e estarão preparadas para um mercado exigente, onde exigirá constantes mudanças da empresa durante todo o caminho que percorrerá.

Por isso, pode-se dizer que a importância de um planejamento estratégico está diretamente relacionada com o futuro da organização. Mas percebe-se que no caso de pequenas e médias empresas, que possuem seus recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com