TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natura planejamento estratégico

Projeto de pesquisa: Natura planejamento estratégico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 8

Planejamento Estratégico

Estudo de Caso – Empresa Natura

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

2.1. MISSÃO, VISÃO E VALORES 4

2.2. ESTRATÉGIA GENÉRICA 6

2.3. ESTRATÉGIA COMPETITIVA 6

2.4. ANÁLISE SWOT OU FOFA 8

2.4.1. AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS 9

2.4.2. AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS 9

3. DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA 10

4. CONCLUSÃO 11

5. REFERÊNCIAS 12

1. INTRODUÇÃO

De origem nacional, a empresa Natura nasceu em 1969 na cidade de São Paulo, da paixão pela cosmética como veículo de autoconhecimento e promoção do bem-estar e as relações humanas como forma de expressão da vida.

Líder no mercado brasileiro de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, a marca está entre as mais valorizadas do país. Atualmente conta com cerca de 900 produtos no portfólio.

A Natura não possui lojas físicas e é por meio de consultores (CNs) que os produtos chegam às mãos dos clientes. Estimuladas a estabelecer relações de qualidade, baseadas no entendimento e atendimento das necessidades dos clientes, os consultores são orientados à utilizar e a vivenciar dos benefícios dos produtos Natura antes de ofertá-los.

São 1.5 milhões de Consultores Natura sendo 300 mil atuando em outros países, como México, França, Colômbia, Peru, Chile e Argentina

No Brasil, as operações estão concentradas no Espaço Natura Cajamar, em São Paulo, que abriga um importante e moderno centro integrado de pesquisa, produção e logística.

Em 2004 a empresa abriu seu capital para a inclusão de investidores (acionistas) no mercado de capitais (Bolsa de Valores), com um alto nível de governança corporativa empresarial.

Em 2012, a receita líquida consolidada da Natura foi de R$ 6.345,7 milhões, evolução de 13,5% em relação a 2011. Um dos fundamentos dessa expansão é a busca constante pela excelência dos produtos e serviços, essencial para o estabelecimento e a manutenção da qualidade na relação com os públicos.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. MISSÃO, VISÃO E VALORES

A visão representa um sonho a ser conquistado, não precisa obedecer regras na sua elaboração. Já a missão representa o motivo de existência da organização e precisa atender às cinco perguntas básicas, ilustradas abaixo.

Valores são o conjunto de sentimentos que estrutura, ou pretende estruturar, a cultura e a prática da organização. Representam um conjunto de crenças essenciais ou princípios morais que informam as pessoas como devem reger os seus comportamentos na organização

Visão Natura:

Por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, a visão da empresa é ser tornar uma marca de expressão mundial, que seja identificada pelas pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.

A missão está bem clara, respondendo à quatro questões básicas porém, não especifica o ONDE.

Missão Natura:

A missão da Natura é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar do indivíduo consigo mesmo e além de uma relação prazerosa do indivíduo com o outro, com a natureza e com o corpo.

Na visão da Natura, o seu sonho é representado pelo reconhecimento na qualidade dos serviços, expresso como excelência, contribuindo para o bem-estar da sociedade, desenvolvimento tecnológico do país e a proteção do meio ambiente.

Valores Natura:

Os valores da empresa se baseiam em:

Humanismo - Valoriza ao máximo as relações e o potencial humano, respeita e estimula a individualidade que enriquece a diversidade. Busca contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade e da qualidade das relações em cada uma de suas ações.

Criatividade - Ousar, Inovar. Busca soluções inovadoras com alegria, ousadia, determinação e paixão. Objetiva o aperfeiçoamento contínuo com intuição, sensibilidade e conhecimento.

Equilíbrio - Harmonia, Interdependência. Inspira-se no equilíbrio e dinâmica da natureza, percebe o homem como parte da natureza, com a qual deve se harmonizar, e valoriza a interação com ela. Busca aliar consciência e competência, discurso e prática, saber e fazer, ética e estética.

Transparência - Claro, evidente, que se deixa acontecer. Vive seus processos abertamente. É franca, à vontade. É contra ambiguidades, manipulações e discriminação em todas as relações, busca com determinação a qualidade e reconhece suas imperfeições. Compartilha suas dúvidas e a busca de respostas.

Relacionando os conceitos, A Natura, de forma objetiva e com ampla divulgação, define os conceitos de missão, visão e crenças de acordo com as definições de cada um destes instrumentos.

2.2. ESTRATÉGIA GENÉRICA

Os trabalhos de Michael Porter viabilizaram o desenvolvimento de técnicas para análise de indústrias, as quais deram origem a uma tipologia para formulação de estratégias competitivas.

Segundo Porter, existem dois tipos básicos de vantagem competitiva - liderança de custo e diferenciação – que se originam da estrutura industrial e da capacidade de uma organização lidar melhor do que seus concorrentes com as cinco forças. Esses dois tipos de vantagem competitiva somados à faixa de atuação selecionada pela empresa resultam em três estratégias genéricas para obtenção de melhor desempenho em uma indústria: liderança de custo, diferenciação e enfoque.

Analisando o texto “Estudo de Caso: Natura Cosméticos S.A”, concluímos que a Natura atua com uma estratégia de diferenciação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com