TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico; O Caso Natura

Casos: Planejamento Estratégico; O Caso Natura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  1.649 Palavras (7 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 7

Estudo de Caso: Planejamento Estratégico da Natura

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.

Santo André

Fevereiro/2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04

2. DESENVOLVIMENTO 04

a. Missão, Visão e Valores 04

3. ESTRATÉGIA COMPETITIVA 06

4. AMBIENTE SETORIAL 07

a. Concorrentes 07

b. Clientes 07

c. Fornecedores 07

5. AMBIENTE EXTERNO - OPORTUNIDADES E AMEAÇAS 07

6. AMBIENTE INTERNO - FORÇAS E FRAQUEZAS 08

7. DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO 08

8. CONCLUSÃO 08

9. REFERÊNCIAS 09

1 INTRODUÇÃO

A Natura, empresa 100% brasileira, atua no setor de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria desde 1969, atuando com a venda direta como modelo comercial, contando com mais de 355.000 revendedoras autônomas no Brasil. Pioneira na comercialização de produtos com refil ou recarga, expandiu-se pela América Latina a partir de 1994 e em 1999, a com da aquisição de um fabricante de produtos fitoterápicos, adquiriu tecnologia para a fabricação de produtos baseados na biodiversidade brasileira, possuindo atualmente uma forte marca, com nome conhecido e admirado no mercado, imagem fortemente associada à responsabilidade social, ao desenvolvimento sustentável e à qualidade de seus produtos.

2 DESENVOLVIMENTO

a. Missão, Visão e Valores – A Administração Estratégica da Natura.

A partir das exposições da disciplina, as definições de missão e visão são as seguintes:

VISÃO: É através da visão que se identifica o conhecimento profundo da razão de ser da organização, e é criada para garantir a continuidade do negócio e a concretização da visão, concluímos que o contexto utilizado em sua missão está em desacordo com as premissas para uma missão que especifique claramente esses valores.

MISSÃO: Através da missão se identifica o conhecimento profundo da razão de ser da organização. Ainda, que a missão define essa razão de ser e é criada para garantir a continuidade e a concretização da visão. A missão precisa se repensada periodicamente. Este instrumento serve como referencial básico para a definição dos objetivos e das estratégias da organização. A missão dever ser sintética e de fácil compreensão; precisa conter as principais referencias que nortearão as definições estratégicas da organização e precisa refletir a realidade da empresa. A missão, precisa, ainda responder a cinco perguntas básicas:

1. Pra quem?

2. Como Fazer?

3. Pra que fazer?

4. Onde?

5. O que fazer?

Segundo o Relatório Anual 2005 da Natura, sua visão é a seguinte:

“Manter a liderança no mercado alvo de cosméticos, construindo e reforçando os atributos da marca nas diferentes regiões do país, buscando a ampliação do numero de consultoras e consultores e o aumento do volume de negócios.”

Claramente, a visão expressa o desejo em torno do qual a Natura define o que pretende seguir – manter a liderança no mercado e aumentar o volume dos negócios - mostra um desafio positivo para o futuro - ampliação do número de colaboradores - e estimula todo o potencial da organização.

Segundo o Estudo de caso: Natura Cosméticos S.A., sua missão consiste no seguinte:

“A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.”

A missão possui as características necessárias: objetividade, pensamento estratégico e cenário real.

Em sua formulação a missão responde claramente as cinco perguntas básicas:

1. Pra quem? Com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor, tanto a nível pessoal quanto a nível coletivo.

2. Como Fazer? Através da melhor relação das pessoas consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte como um todo. Aqui fica clara que a empresa se importa com a preservação ambiental e com a sustentabilidade. A extração sustentável de sua matéria prima sem comprometer a natureza, valorizando os produtos nacionais, principalmente os de origem amazônica.

3. O que fazer? Melhorar o relacionamento entre as pessoas e a natureza. Inserir o pensamento de sustentabilidade e mostrar ao mundo que é possível um relacionamento saudável entre o homem e a natureza.

4. Pra que? Mostrar ao mercado mundial que é possível obter produtos de qualidade em harmonia com a natureza.

5. Onde? Expressão mundial, pois estabelece como meta a expansão da marca a nível mundial.

VALORES:

“A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só. Tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações.

A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade.

O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações. Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com