TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRÁTEGICO - NATURA

Artigos Científicos: PLANEJAMENTO ESTRÁTEGICO - NATURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  3.086 Palavras (13 Páginas)  •  1.047 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM FINANÇAS

Trabalho Final da Disciplina

Planejamento Estratégico

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA 4

2.2 MISSÃO, VISÃO E VALORES 5

2.3 ESTRATÉGIA GENÉRICA 6

2.4 ESTRATÉGIA COMPETITIVA 7

2.5 AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS 10

2.6 AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS 12

3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 15

4 CONCLUSÃO 16

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

1 INTRODUÇÃO

Este estudo de caso tem como objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Planejamento Estratégico, validando primeiramente se a missão, visão e valores da empresa Natura Cosméticos S.A. estão de acordo com as estratégias traçadas pela empresa. Será também avaliada a sua competitividade nos negócios, analisando o ambiente externo e interno e, consequentemente, suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, que nos permitirá a visão da potencialidade ofensiva, capacidade defensiva, debilidades e vulnerabilidades da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

Visando atender o objetivo do estudo de caso, serão descritos nos tópicos a seguir, a apresentação da empresa Natura Cosméticos S.A., sua missão, visão e valores. Serão analisadas as estratégias genéricas e competitivas utilizadas pela empresa, segundo a ótica de Porter, e os ambientes internos e externos.

2.1 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA

De origem brasileira, a Natura nasceu em 1969 através de Antonio Luiz da Cunha Seabra, em São Paulo, optando 5 anos após sua criação pela forma de venda direta, acreditando no potencial empreendedorismo de suas consultoras, proporcionando geração de renda a milhares de pessoas, possibilitando o desenvolvimento e gerando valor, criando um ciclo de desenvolvimento sustentável.

Com base no desenvolvimento sustentável, foi a primeira empresa de cosméticos a oferecer refil de produtos.

Em 1994 iniciou sua primeira operação na Argentina, um grande passo para internacionalização, expandindo em 2010 a atuação internacional na América Latina com produção local para além da Argentina a Colômbia e o México. Outros países que formam também suas Operações Internacionais são Chile e Peru.

Em 2004 a empresa abriu seu capital para a inclusão de investidores no mercado de capitais (Bolsa de Valores), com um alto nível de governança corporativa empresarial.

Em 2012 a Natura adquire a marca australiana Aesop, presente nos Estados Unidos e em países da Europa e da Ásia, unindo a Natura a uma marca de alcance global e ampliando sua presença internacional.

Em 2013 criaram a linha SOU, que inova reduzindo o impacto ambiental da matéria-prima ao pós-consumo (ex. redução de 70% menos plásticos nas embalagens) e da comunicação com os consumidores finais. Reduziram em 33% as emissões de gases de Efeito Estufa alcançando um compromisso assumido em 2007.

Em 2014 inauguraram o Ecoparque em Benevides (PA), um complexo industrial que pretende gerar negócios sustentáveis a partir da sociobiodiversidade amazônica e impulsionar o empreendedorismo local.

2.2 MISSÃO, VISÃO E VALORES

VISÃO

“A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.”

RAZÃO DE SER (MISSÃO)

“Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem.

Bem-estar

É a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.

Estar bem

É a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.”

CRENÇAS (VALORES)

“A vida é um encadeamento de relações.

Nada no universo existe por si só, tudo é interdependente.

Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações.

A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade.

O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações.

Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo.

A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve ser liberta de preconceitos e manipulações.

A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e sua longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.”

Ao analisar o estudo de caso da empresa Natura Cosméticos, S.A. com as definições de visão e missão da empresa transcritas acima, foi verificado que as estratégias competitivas definidas pela empresa estão em concordância com a identidade da companhia, pois a estratégia definida pela Natura envolve o crescimento de mercado brasileiro e latino-americano de cosméticos e a contínua renovação de sua carteira de produtos através de investimentos em inovação e em sua eficiência operacional.

Analisando a isoladamente a Missão verifica-se que ela não está clara quanto ao ramo do negócio e em relação a “quem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com