TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valores e Planejamento Estratégico da Natura Cosméticos SA

Projeto de pesquisa: Valores e Planejamento Estratégico da Natura Cosméticos SA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  1.817 Visualizações

Página 1 de 5

ROTEIRO DO TRABALHO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES

2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA

2.3 Analise setorial

2.4 AMBIENTE EXTERNO –

2.5 AMBIENTE INTERNO –

3 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA

4 CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

1-Introdução

Este estudo de caso visa apresentar a missão, visão, valores e o planejamento estratégico da empresa Natura Cosméticos S.A., líder do mercado brasileiro de cosméticos, que acredita na transparência para atingir resultados sustentáveis.

2- Desenvolvimento

2.1Visão

“A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.”

Na visão explicitada acima, podemos perceber que a Natura busca ser uma marca de expressão mundial, oferecendo a seus clientes produtos que são produzidos de forma sustentável, que é o grande potencial explorado pela empresa. Há de se observar apenas a falta de um tempo fixado para alcançar este horizonte.

Missão

“Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem

Bem-Estar

É a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.

Estar Bem

É a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo.”

Acima, temos a missão da Natura, que define com perfeição sua razão de ser, que nada mais é do que comercializar produtos e serviços que promovem uma relação de prazer do consumidor consigo mesmo e com a natureza que o cerca.

Após estudar sua visão e missão, percebemos claramente que a empresa coloca em prática o que prega. Primeiro, visualizamos o crescimento da Natura na América Latina através do canal de vendas diretas que deverá aumentar em quase 5% este ano, a mudança da sua carteira de produtos com base nos conceitos de biodiversidade, contínuo investimento em programas de pesquisa e desenvolvimento e abertura de informações para consultas externas.

2.2 Estratégia genérica adotada

A estratégia genérica adotada pela Natura é a de diferenciação. A estratégia surgiu a partir da criação da linha Ekos em 2000 e continuou com o desenvolvimento de outros produtos com componentes obtidos na flora brasileira e a substituição de gordura animal por óleos vegetais, devido ao grande investimento em pesquisa e desenvolvimento.

A empresa é a maior fabricante de cosméticos possui identidade e consegue com perfeição se diferenciar dos demais concorrentes. Desafios sociais e ambientais estimulam a inovação, criando valor para os clientes e construindo vantagem competitiva sustentável.

2.3 ANALISE SETORIAL

- Concorrentes

A Natura tem a Avon como sua maior rival no mercado de cosméticos brasileiro, através de vendas diretas. A Jequiti é uma empresa que vem crescendo bastante e abocanhando uma fatia de mercado e empresas como Unilever, Boticário e Nívea, disputam o mercado no sistema de vendas varejistas.

- Clientes

A grande maioria das vendas é feita para consultoras ou clientes finais, através de vendas diretas. Um nível de serviço alto é essencial aqui, pois isto fideliza seus clientes.

- Fornecedores

Seus maiores fornecedores são as indústrias químicas, farmacêuticas, universidades e moradores da região amazônica que foram de fundamental ajuda no processo de renovação dos produtos.

2.4 Ambiente externo

Atualmente as flutuações da economia e da política brasileira não seriam um dos maiores riscos, pois temos uma economia firme, que manteve-se bem até em períodos bem conturbados.

A legislação brasileira é um grande problema, tendo em vista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com