TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Natura - Planejamento Estratégico

Artigos Científicos: Caso Natura - Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  2.440 Palavras (10 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 10

Roberta Reis Coutinho Bachmeyer

Caso Natura – Planejamento Estratégico

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.

Rio de Janeiro

30 de novembro de 2014

Índice

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ..............................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES ......................................................................4

2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA ............................................................................6

2.3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA ......................................................................7

2.4 AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS ........................7

2.5 AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS ......................................8

3 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA ...........................9

4 CONCLUSÃO ..............................................................................................10

5 REFERÊNCIAS ...........................................................................................11

3

Introdução

O objetivo do trabalho é fazer um estudo de diferentes abordagens teóricas dos conceitos de estratégias e de como a Natura define e acompanha sua estratégia com grande capacidade de se adaptar e de inovar, atingindo grau de crescimento elevado em relação aos concorrentes.

O primeiro capítulo abordará conceitos de estratégia bem definida contribui para aumentar a competitividade da empresa. Ademais, serão abordadas duas estratégias utilizadas pela Natura: a diversificação e o processo de expansão via internacionalização. Para a definição da estratégia de diversificação será considerada a visão de Penrose sobre o assunto e para internacionalização, de Porter, Certo e Chesnay.

O segundo capítulo faz referência à metodologia de Planejamento Estratégico e a uma das ferramentas para acompanhamento e controle da estratégia que auxilia na tomada de decisão na Natura: o Balance Scorecard (BSC), de Norton & Kaplan.

O terceiro capítulo tratará da estratégia de expansão da Natura que resultou, até o momento, em crescimento acelerado e de como a empresa vem se estruturando e acompanhando essa estratégia de expansão.

4

2.1.MISSÃO, VISÃO E VALORES

A visão, em linhas gerais, é um retrato do futuro da organização: ela é um norte para as ações estratégicas da empresa, vislumbrando resultados pretendidos a partir do contexto atual. A declaração de visão não contém elementos pré definidos; aliás, os modos de redigi-las são tão amplos quanto a diversidade das organizações.

Laruccia (2012) defende que é importante que as pessoas tenham [...] uma visão ou uma imagem da direção que desejam seguir e o tipo de empresa que querem criar. Parafraseando seneca “nenhum vento sopra a favor de quem não sabe aode ir”, é essencial que a empresa tenha uma visão clara, factível e que as pessoas tenham conhecimento desta para tomarem providências necessárias a realização daquela. Acerca da clareza da declaraçãoda visão. Kuyver (2010) adverte que esta não pode ser “tão limitada a ponto de restringir a iniciativa”, ou seja, a perspectiva empresarial deve permitir que as metas possam ser tomadas como desafios a serem vencidos e não simplesmente como passos de processos já existentes.

Sobral (2008) nos lança ao entendimento de que a “visão da empresa descreve como [a] queremos futuro [...] os resultados que a almejamos e as características que precisamos desenvolver para chegarmos a [estes], proporcionando-nos inspiração e direção para estabelecermos objetivos” . Chiavenato (2004) diz que “o termo visão é geralmente utilizado para descrever um claro sentido de futuro e a compreensão das ações necessárias para tomá-lo rapidamente um sucesso”. Kluyver (2010) assenta a visão como “ uma descrição da posição competitiva que se deseja alcançar ao longo de certo período de tempo e de quais competências essenciais devem ser adquiridas para se chegar lá “, em outras palavras, “um resumo do foco estratégico de uma empresa para seu futuro”.

A visão da Natura foca no objetivo da empresa ser reconhecida mundialmente e faz referência aos caraccteres psicológicos, relacionais do publico-alvo. Esta declaração é objetiva no tocante a que patamar a empresa quer chegar.

Numa comparação as definições de visão acima descritas, a visão [visão de] Natura não demostra que competências seriam necessárias e em quanto tempo o objetivo seria alcançado, contudo isto não inviabiliza uma projeção positiva da visão empresarial.

5

2.2 Missão

A missão representa o propósito, a razão de ser da organização. É o passo adiante para a concretização da visão.

Diferentemente da visão, a missão tem diversos referenciais, isto é, há vários métodos que descrevem os elementos essenciais que esta deve conter.

A missão da Natura é bastante sucinta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com