TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Rural

Dissertações: Planejamento Rural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2014  •  5.328 Palavras (22 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 22

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade existe desde o princípio da civilizaçãohumana e durante muito tempo foi chamada, a arte da escrituração mercantil. O homem observou que era preciso controlar, administrar e preservar seus bens e que poderia, através de desse controle, obter lucros e foi através desta necessidade que surgiua contabilidade, ela é útil para possibilitar aos usuáriosuma melhor analise das demonstrações do seu patrimônio e tomar a melhor decisão a respeito dos mesmos.

No Brasil iniciou-se a partir da época Colonial, representada pela evolução da sociedade e a necessidade de controles contábeis para o desenvolvimento das primeiras Alfândegas que surgiram em 1530. Esses fatos demonstravam as preocupações iniciais com o ensino comercial da área contábil, pois, no ano de 1549 são criados os armazéns alfandegários e para controle destes, Portugal nomeou Gaspar Lamego como o primeiro Contador Geral das terras do Brasil, cuja expressão era utilizada para denominar os profissionais que atuavam na área pública.

Com as transformações no cenário mundial devido à globalização, as informaçõesacerca das empresas são transmitidas rapidamente e a Contabilidade deve acompanhar estes avanços. O profissional da área contábil no século XXI deve ter um conhecimento vasto e qualificado. Diante das novas necessidades do mercado, que dispõe de muitas informações em reduzido espaço de tempo, e devido às inovações tecnológicas, é exigido do profissional ética, agilidade diante dos problemas, auxílio na tomada de decisões, além de manter-se atualizado continuamente.

A tecnologia tem se mostrado muito importante nos meios produtivos seu uso não se evidencia apenas na indústria, mas também no meio rural, o qual vem se fortalecendo nos últimos anos. O avanço industrial foi um fator essencial na substituição dos métodos tradicionais na agricultura por um cenário onde a tecnologia aparece com papel de destaque. Dentre os motivos de levar a tecnologia ao meio rural, está o desejo de produzir em grande escala, em tempo reduzido, a facilitação do manejo, economia de mão-de-obra, etc.

Com a expansão do agronegócio no Brasil, todas as operações de produção, distribuição de suprimentos agrícolas, do armazenamento ao processamento ate a sua distribuição, foram se tornando mais difíceis de administrar. Com a evolução da agricultura e o aumento de serviços agregados ao produto, os custos do setor aumentaram, e os produtores necessitam de auxilio, para reduzir os custos e maximizar seu lucro. Depois de considerar todos os fatores e processos ocorridos na agricultura, ao longo de sua evolução, surgiu o conceito de agronegócio de base empresarial ou familiar envolve toda a cadeia produtiva, conhecido como, antes da porteira, dentro da porteira e depois da porteira da propriedade. Para De Oliveira (2010),“O antes da porteira” diz respeito à aquisição de sementes, mudas, fertilizantes, agroquímicos, tratores e implementos, equipamentos de irrigação, embalagens, etc. E representa cerca de 11,0% do volume de recursos do agronegócio.

“O dentro da porteira”, representado pela produção propriamente dita (café, mamão, soja, milho, arroz, feijão, frutas, hortaliças, florestas plantadas, pecuária, agro turismo, entre outras) envolve algo como 25,8% do agronegócio. E “o depois da porteira” que o beneficiamento, transporte, armazenamento, processamento ou industrialização, comercialização, etc. é o responsável pela maior fatia do agronegócio: 63,2%.

Os produtores rurais necessitam de ferramentas gerenciais eficientes, que trabalhem em conjunto com administração, passando dados reais sobre o que acontece na empresa. O objetivo desse trabalho é apresentar as ferramentas contábeis gerenciais que ajudam na administração de uma empresa agropecuária. A fundamentação teórica apresenta conceitos e definições básicas do Agronegócio, será apresentando um estudo de caso simulado, mostrando uma análise de SWOT aplicada em uma empresa rural, no intuito de demonstrar a ferramentas contábeis no auxilio da gestão dos negócios.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 CONTABILIDADE

A contabilidade estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas á administração econômica. O objeto da contabilidade é fornecer informações estruturada, que contemple a natureza econômica, financeira, física e de produtividade social a fim de que os usuários, externos e internos, tenham uma visão ampla e detalhada evolução patrimonial da entidade.

Marion (2006, p.26) conceitua contabilidade sendo:

O instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliaras pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo, o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos a torna obrigatória para a maioria das empresas.

Como dito anteriormente o objeto da Contabilidade é o patrimônio das entidades econômico-administrativas.Para Ribeiro (2003) o patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro.

O objetivo da Contabilidade é o estudo e o controle do patrimônio e de suas variações visando ao fornecimento de informações que sejam úteis para a tomada de decisões econômicas (RIBEIRO, 2010 p. 4).

Os usuários das informações geradas pela contabilidade são os sócios, administradores, bancos e financeira, governo entre outros que necessitam das informações contábeis para avaliar o desempenho da entidade.

2. 2 ATIVIDADE RURAL

De acordo com Marion (2002), as atividades agrícolas são definidas da seguinte forma:

A atividade agrícola é aquela que explora o solo, com finalidade do plantio, como culturas de cereais, hortaliças, tubérculos, especiarias, pomares, vinhedos, olivais, seringais etc. A atividade agroindustrial é o beneficiamento e a transformação de produtos agrícolas e zootécnicos, como o mel, álcool e o óleo. Já a atividade zootécnica consiste na criação de animais como abelhas, aves, coelhos e gado, peixes, rãs etc.

Na atividade rural o planejamento, controle e gerenciamento são requisitos necessários para que o produtor tenha um bom desempenho econômico. Segundo Crepaldi (2011, p.3) ao administrador rural cabem as seguintes tarefas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com