TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento:A Busca Pela Eficiência

Casos: Planejamento:A Busca Pela Eficiência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

LICIA ANDRADE SANTOS RAMOS

PLANEJAMENTO: A BUSCA DA EFICIÊNCIA

ILHÉUS

2013

LICIA ANDRADE SANTOS RAMOS

PLANEJAMENTO: A BUSCA DA EFICIÊNCIA

Trabalho apresentado ao Curso (SERVIÇO SOCIAL ) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].

Prof.

ILHÉUS

2013

SUMÁRIO

1-Apresentação..............................................................04

2- Desenvolvimento .......................................................05

2.1- Instrumentos do Planejamento.................................08

3- Conclusão.............................................. ..................09

4-Referências Bibliográficas .........................................09

04

1-Apresentação

O Presente trabalho, visa tratar da importância do planejamento,na prática do Serviço Social,dentro de uma visão inter e multidisciplinar,cumprindo uma das atividades do 8° semestre do curso de Bacharelado em Serviço Social partindo da questão posta pelos professores das disciplinas do citado semestre.Eis a questão:

Um dos pré-requisitos para o exercício profissional do assistente social é o planejamento, com o objetivo de articular gestão, avaliação e monitoramento das ações.

Explicite os principais instrumentos utilizados para esse fim, conceituando-os e justificando-os como elementos constituintes da prática profissional.

Segundo Marx o ato de planejar em si, já é algo inerente à natureza humana, pelo fato do homem ser dotado de uma consciência teleológica, ou seja, uma consciência de finalidade.

O homem planeja antes da execução de qualquer ato e, é este planejar, que o diferencia dos outros animais.

No decorrer da história das sociedades se observa como o planejamento foi capaz de operar grandes transformações, tanto no campo político e social quanto no campo econômico.

Nada se consolida com eficiência e eficácia se não tiver como base um planejamento bem estruturado

No Campo profissional da Assistência Social as ações precisam ser bem planejadas seguindo um roteiro interrogativo: aonde? Por quê? Para quê? Para quem? Como? É preciso, sobretudo um conhecimento profundo da realidade, sabendo que esta é mutável o que obriga a flexibilidade do planejamento seguindo uma dinâmica: ação- decisão-ação-reflexão e deve ser tratado de forma primordial partindo do entendimento, como um método aplicado também para intervenção profissional.

05

2-Desenvolvimento

Na década de 60 o homem conseguiu deixar suas marcas no solo lunar e conforme exclamou um dos astronautas, foi um pequeno passo para um homem e um grande passo para a humanidade,mas para que esse passo que trouxe tantos avanços para o mundo se concretizasse foi percorrido um longo caminho começando por objetivos, pelo levantamento das possibilidades,pelo traçar de estratégias e descobertas de metodologias,estabelecimentos de metas,orçamentos,preparação de equipes enfim, um planejamento criterioso.

O planejar faz parte do dia a dia do homem desde os primórdios tempos. Nas sociedades primitivas já se estabelecia quem caçava, quem plantava, quem colhia, como e quando cada atividade deveria ser desenvolvida.Desta forma,fica implícito que a necessidade de planejar é realmente inerente ao homem ,conforma Marx afirmou.

No Serviço Social o planejamento deve ser precedido do conhecimento através de pesquisas, indicadores sociais,etc...Na analise destes elementos devem estar presentes instrumentos fundamentais ao assistente social: o pensar crítico e o olhar relativizados.

Iamamoto(2003) nos ensina que o planejamento é a abertura do pensar crítico,como se fosse o processo primordial devendo ser entendido como um método aplicado também para a intervenção profissional.Esta autora também aponta alguns questionamentos em relação ao conhecimento e a prática profissional:”ora se não se tem domínio sobre a realidade que é o objeto do trabalho profissional, como é possível construir propostas inovadoras? Construí-las com base em que ?” IAMAMOTO,2003.p.41).

É o pensar crítico que vai possibilitar a construção do conhecimento e este, alinhado a investigação gera a possibilidade de não apenas aproximação da realidade, mas um total aprofundamento desta.

06

Assim sendo, entende-se o conhecimento como elemento fundante do planejamento,ou seja o primeiro passo para iniciação do processo. Conhecer na totalidade a realidade onde se quer intervir é essencial para que se possa elaborar um conjunto de reflexões e de proposições para intervenção.Para Baptista(2007,p.31)” Sua construção e reconstrução permanente ocorrem a partir da localização da questão central a ser trabalhada e das ideias básicas que nortearão o processo”

Neste contexto faz-se necessário que o profissional de serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com