TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica social

Por:   •  11/8/2015  •  Dissertação  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

Serviço Social

Política de Seguridade Social

Componentes do Grupo

Denise Malmagro Camacho – RA 393568

Samuel Antonio Alves – RA 393626

Instrumentos e Técnicas de Atuação Profissional

Tutora: Profa. Sandra Mara Pires

Araçoiaba da Serra / SP

2014

Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera-Uniderp /Pólo de Araçoiaba da Serra como requisito parcial da disciplina de Política de Seguridade Social, do curso de Serviço Social.

Tutora Presencial: Profª Sandra Mara Pires

Araçoiaba da Serra / SP

2014


1. INTRODUÇÃO

O nosso ordenamento jurídico determina alguns conceitos para regular o Código Tributário Nacional. O conceito da equidade prevê que cada indivíduo deve contribuir com uma quantia justa, o conceito da progressividade determina que a alíquota deve aumentar à medida que são maiores os níveis de renda dos contribuintes, o conceito da neutralidade define que a tributação não deve desestimular o consumo, a produção e o investimento e, finalmente, o conceito da simplicidade estipula que o cálculo, a cobrança e a fiscalização relativa aos tributos devem ser simplificados a fim de reduzir custos administrativos. Todas essas regras existem para ordenar a cobrança justa de impostos, contribuições e taxas. Os impostos compreendem todos os tributos cobrados cujo valor arrecadado não tem um fim específico. As contribuições são os tributos cujos recursos devem ser legalmente destinados em aplicações pré-estabelecidas. Taxas são tributos para manutenção do funcionamento de um serviço dirigido a uma comunidade de indivíduos. Este trabalho pretende demonstrar como o ordenamento tributário financia as atividades da seguridade social.

2. O SISTEMA TRIBUTÁRIO NO BRASIL

No Brasil, entende-se que qualquer arrecadação, contribuição ou prestação de serviço compulsório está previsto em emenda constitucional, chamado de tributo, com finalidade e destino certo. O sistema tributário brasileiro tem um rol de impostos, taxas e contribuições considerados dos mais altos do mundo. Com vários tipos de impostos e com taxas altíssimas de arrecadação, o resultado tributário é distribuído entre Estados e Municípios, em níveis de participação previstos na nossa Constituição Federal.

Seja no formato de emendas constitucionais, seja como regulamentos previstos em lei, o objetivo é arrecadar fundos para financiar diversos tipos de programas oferecidos à população, distribuídos aos Estados e Municípios através de convênios firmados com o Governo Federal. Assim, essa arrecadação é revertida à sociedade em forma de investimentos na Saúde, na infraestrutura, na conservação de estradas, nos transportes, na habitação e na iluminação pública, dentre outros benefícios. Enfim, além do financiamento dos programas acima citados, os tributos deveriam também financiar as iniciativas de políticas sociais, mas infelizmente não é isso que se constata, já que os legisladores dispensam pouca atenção às questões sociais.

Emendas Constitucionais são modificações inseridas na Constituição, resultando em mudanças no texto constitucional, restritas a determinadas matérias, não sendo possível a mudança nas cláusulas pétreas. Um exemplo de emenda voltada ao Serviço Social é a de numero 67, de 22 de dezembro 2010, que instituiu o prazo, por tempo indeterminado, de vigência do Fundo de Combate à Erradicação da Pobreza. Assim, as emendas constitucionais têm grande importância, pois através delas podem ser alteradas ou modificadas as cláusulas e artigos da Constituição, em benefício da sociedade.

Enfim, sabemos que as regras destinadas à proteção social de pessoas, referem-se às necessidades básicas das famílias, através de integração junto aos poderes públicos e à sociedade, buscando dar segurança aos direitos com relação à saúde e previdência social. Ao entendermos que o sistema tributário é o ponto de arrecadação que gera políticas públicas no país, e considerando que é o eixo principal de tais políticas, constatamos que esses recursos, na maioria das vezes, não chega ao destino necessário, sua distribuição, sem fiscalização e controle, não é feita com rigor, pois a corrupção promove o desvio desses recursos. Em se tratando de políticas públicas, podemos assegurar que a desigualdade social pode ser eliminada, desde que a corrupção seja definitivamente extirpada de nosso país.

3. AS EMENDAS CONSTITUCIONAIS

Já definimos que Emendas Constitucionais são modificações inseridas na Constituição, resultando em mudanças no texto constitucional. A aprovação de uma emenda é regida por normas especiais e superiores às necessárias para a aprovação de uma lei ordinária, como, por exemplo, a necessidade de aprovação por maioria absoluta (dois terços ou três quintos) no Congresso Nacional — Câmara dos Deputados e Senado Federal. Em casos especiais, passa pela revisão do Poder Judiciário — Supremo Tribunal Federal — ou por consulta popular através de plebiscito ou referendo.

Dentre as emendas de destaque para o Serviço Social, destacamos duas — a Emenda 20/98, de 12 de dezembro de 1998, e a Emenda 27/2000, de 21 de março de 2000 — que estabeleceram mudanças expressivas na forma e cálculo das aposentadorias e desvinculou a arrecadação de impostos e contribuições sociais da União, respectivamente. A Emenda Constitucional nº 20/98, publicada em 12 de dezembro de 1998, estabeleceu regras diferenciadas para servidores titulares de cargo vitalício, efetivo, em comissão ou de outro cargo temporário e de emprego, relativamente à Previdência Social. A Emenda Constitucional nº 27/00, publicada em 21 de março de 2000, acrescentou o artigo 76 ao ato das Disposições Constitucionais Transitórias, instituindo a desvinculação de arrecadação de impostos e contribuições sociais da União.

Relativamente à Emenda 20/98, no que diz respeito à contribuição de aumento da arrecadação previdenciária, os cofres públicos resultaram beneficiados, todavia em detrimento do direito do trabalhador. Antes do advento dessa emenda, além das aposentadorias compulsórias (aos 70 anos) e por idade (aos 65 anos, os homens e aos 60, as mulheres), havia a aposentadoria por tempo de serviço, que poderia ser proporcional ou integral, e as aposentadorias especiais (professores, magistrados, etc). Após a emenda, passou a vigorar a seguinte regra: além da substituição do tempo de serviço por tempo de contribuição, também passou a ser exigida idade mínima, tanto na parte permanente do texto, quanto na regra de transição. No primeiro caso, respectivamente, de 60 e 55 anos para homens e mulheres e, no segundo, de 53 e 48. Naturalmente, o trabalhador passou a ter expressiva redução de seus ganhos e, para se aposentar, teve aumentado o seu tempo de contribuição.

Quanto à Emenda 27/00, ficou expressamente determinado que 20% do total arrecadado a título de contribuição social, bem como seus adicionais e acréscimos legais, fossem desvinculados do órgão, fundo ou despesa para o qual foram constituídos, integrando diretamente os cofres da União Federal, livres de qualquer finalidade específica, no período de 2000 a 2003. Com isso, estabeleceu-se uma incoerência constitucional: enquanto um capítulo da Constituição determina que as contribuições sociais devem ser destinadas objetivamente ao órgão, fundo ou despesa para os quais foram criadas, essa emenda determina coisa inversa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (360.9 Kb)   docx (207 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com