TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Sociais

Exames: Politicas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

Questão social é produto e expressão da contradição entre capital e trabalho. tem um histórico recente, começou a ser utilizada na terceira década do século XIX, surge para nomear o fenômeno do pauperismo. A pauperização da população trabalhadora é o resultado do capitalismo industrial e crescia da mesma maneira que aumentava a produção sendo assim O complexo da questão social é um desafio histórico estrutural, que resulta das contradições concretas entre capital e trabalho, a partir do moderno processo de industrialização capitalista, tendo como determinantes o empobrecimento da classe trabalhadora, a consciência dessa classe e a luta política dessa classe contra seus opressores.

A questão social representa uma perspectiva de análise da sociedade. Isto porque não há consenso de pensamento no fundamento básico que constitui a questão social. Em outros termos, nem todos analisam que existe uma contradição entre capital e trabalho. Ao utilizarmos, na análise da sociedade, a categoria questão social, estamos realizando uma análise na perspectiva da situação em que se encontra a maioria da população – aquela que só tem na venda de sua força de trabalho os meios para garantir sua sobrevivência. É ressaltar as diferenças entre trabalhadores e capitalistas, no acesso a direitos, nas condições de vida; é analisar as desigualdades e buscar forma de superá-las. É entender as causas das desigualdades, e o que essas desigualdades produzem, na sociedade e na subjetividade dos homens.

Como toda categoria arrancada do real, nós não vemos a questão social, vemos suas expressões: o desemprego, o analfabetismo, a fome, a favela, a falta de leitos em hospitais, a violência, a inadimplência, etc. Assim é que, a questão social só se nos apresenta nas suas objetivações, em concretos que sintetizam as determinações prioritárias do capital sobre o trabalho, onde o objetivo é acumular capital e não garantir condições de vida para toda a população. É na questão social que o assistente social vê seu fundamento para ser um trabalho que esta em constante formação para poder atuar onde se fizer necessário sua prestação de serviços seja ela de Educação ou de política ideológico, atua no cotidiano nas instituições publicas ou privadas, Sendo assim, a “questão social” constitui-se, essencialmente, da contradição entre burguesia e proletariado. Proletariado este em que os laços de solidariedade política e ideológica perpassam seu conjunto.

Onde a questão social demonstra que por muito tempo ela era considerada como o acirramento da pobreza e das´´ malezas sócias´´ ,pouco se remetia sobre o estudo de suas origem, sobre a analise de seus fundamentos . Entretanto ,há de se destacar que a interpretação sobre o surgimento da questão social é muito vasta .Sendo assim tem autores que demarcam seu surgimento atrelado a forma de pobreza ,a naturalizam ou realizam um resgate da sociedade feudal de forma a entender a questão social a partir da evolução das formas de ajuda.

No Brasil foi um processo tardio, só no século XlX começa a luta pelas condições de vida e de trabalho. Onde o estado vai percebendo aos poucos que a questão social é uma realidade, e pode mudar, mas as diversas manifestações ainda são resolvidas pela intervenção politica e só na década de 30 que o estado começa a admitir que a questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com