TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Sociais

Trabalho Escolar: Politicas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL

ROSANE GOMES DA LUZ

POLÍTICAS SOCIAIS:

Nos processos de planejamento

Alagoinhas-Ba

2014

RESUMO

Alguns projetos costumam focar apenas no planejamento, seguindo a premissa de que “um plano bom resulta em um bom resultado”. Mas nem sempre é assim, pois toda a sequência de elaboração do mesmo deve incluir ainda sua aplicabilidade e como ela será realizada. Ainda assim, muitos projetos falham por não possuírem uma implementação definida, ou por serem muito burocratizados ou ainda por não possuir um diálogo firme entre as esferas que participam dele.

Nesta perspectiva, não se pode ver o planejamento como forma de controle da economia e da sociedade, mas sim, como colaboração dos diversos atores envolvidos. E para isso, deve-se evitar o chamado “parcipativismo popular”, ou seja, atender as demandas da população sem prévio planejamento. Deve-se empregar tecnicidade, reconhecendo-se limites para formulação de políticas públicas de qualidade, de maneira justa, ética e responsável, como o próprio autor frisa no texto. É preciso que se pense e que se planeje não só bons projetos, mas como eles serão aplicados e como contribuirão para a sociedade.

. Os mais de vinte anos de democracia e da Constituição de 1988 não trouxeram mudanças significativas nesse plano. Pelo viés econômico, notou-se nos últimos anos um aumento significativo da receita do governo brasileiro, mas muito desse dinheiro é oriundo de arrecadação de impostos e serve exclusivamente para pagamento da dívida pública e de rombos da previdência, não deixando uma quantia suficiente para se elaborar planos de qualidade ou faltar recursos quando a implementação não é pensada. Já pelo viés técnico, o Brasil é um país essencialmente burocratizado e, apesar de se ter indivíduos com qualidade técnica suficientemente o bastante para se elaborar bons planos, a dificuldade de implementação e a falta de diálogo entre os diversos setores da sociedade tornam essa tarefa muito mais complicada.

CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS: NOS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO:

O processo de planejamento sempre esteve presente na história da humanidade. Ele é fundamental para a sobrevivência do ser humano, possibilitando maior eficiência às suas atividades para se obter metas preestabelecidas, propicia a máxima sinergia dentro da organização para alcançar os objetivos desejados, além de auxiliar no estabelecimento de prioridades para as tomadas de decisões. Logo uma definição interessante é dada por Giegold: Planejamento é o processo pelo qual tentamos aumentar a probabilidade dos resultados futuros desejados, além e acima da probabilidade de que isso aconteça por acaso [GIEGOLD, 1980:35].

O “pensar e planejar” começou a se tornar importante desde o final do século XIX, na Europa, quando surgiu o planejamento urbanístico, de como melhorar o meio urbano das cidades em constante desenvolvimento e foi se transformando em planejamento governamental e mais tarde, nos planos de elaboração de políticas públicas de qualidade. Tornando-se fundamental para trazer uma qualidade de vida melhor às populações, sendo um instrumento que liga as diferentes partes da sociedade, muitas vezes desunidas pela falta de comunicação ou de integração prática na formulação de instrumentos benéficos à população.

Desde a década de 70, havia preocupação com o planejamento, em políticas públicas, escritores norte-americanos, como Jeffrey Pressman e Aaron Wildavisky, em 1973, desenvolveram essa temática, ao ficarem impressionados com a falta de informação sobre o assunto. Desde então, muitos autores vêm desenvolvendo esse assunto de forma a melhorar cada vez mais o processo de se planejar com qualidade.

O planejamento é um processo encadeado, segmentado e não apenas um produto técnico. No nosso país, o planejamento é visto como uma coisa essencialmente burocrática pois a necessidade de uma aplicação estritamente técnica, a formulação de projetos de qualidade é que muitos deles acabam se tornando muito mais caros, maiores e complicados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com