TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual 7º Semestre Unopar

Ensaios: Portifolio Individual 7º Semestre Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  1.437 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL

Trabalho Individual

Franciele de Oliveira de Souza

Santa Maria, RS, Brasil

2014

PRODUÇÃO TEXTUAL

por

Franciele de Oliveira de Souza

Trabalho Individual apresentado ao Curso de Administração da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) como requisito

parcial para aprovação nas disciplinas de Gestão de Projetos, Empreendedorismo e Plano de Negócios e Administração de Produção e Logística.

Santa Maria, RS, Brasil

2014

Introdução

O presente trabalho fala sobre a importância do planejamento estratégico nas organizações, empreendedorismo e gestão de projetos. Tem o objetivo de expor de maneira clara os conteúdos estudados durante o semestre.

GESTÃO DE PROJETOS

1. As Cinco Fases do Projeto

É a fase em que são abordadas todas as informações necessárias para iniciar o projeto. Através dessas informações é possível avaliar e planejar.Pro exemplo, determinação dos objetivos e metas, análise dos recursos disponíveis, avaliação da viabilidade de atingir os objetivos, estimativa dos recursos necessários, elaboração da proposta de projeto.

1.1 Planejamento

Estudos e análises, recursos e o detalhamento do plano. Ex: Definição do gerente de projeto, detalhamento das atividades. Estrutura analítica do projeto (EAP).

1.2 Execução

Execução dos planos de projeto, coordenação de pessoas e outros recursos para executar o plano.

1.3 Controle

Monitoramento, controle e modificações. Ex: Gerenciamento das etapas previstas, avaliação constante dos riscos, feedback da equipe.

1.4 Finalização

Nessa fase são vistos todos os cuidados que devem ser tomados para a conclusão do projeto, tendo uma atenção maior em relação aos recursos humanos. Aceitação formal do projeto, verificação do escopo. Ex: Elaboração da memória do projeto (registro), elaboração de relatórios finais, emissão de avaliações sobre o desempenho da equipe do projeto.

2. Desempenho no Gerenciamento do Projeto

2.1 Integração

Processos que integram elementos do gerenciamento de projetos, que são identificados, definidos, combinados, unificados e coordenados dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos:

• Desenvolver o termo de abertura do projeto;

• Desenvolver o plano de gerenciamento de projeto;

• Orientar e gerenciar a execução do projeto;

• Monitorar e controlar o trabalho do projeto;

• Realizar o controle integrado de mudanças;

• Encerrar o projeto ou fase.

2.1 Escopo

Processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário a apenas o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso. Cuida para que não haja desvio durante o ciclo de vida do projeto, executando aquilo, e somente aquilo, incluído no escopo.

Coletar requisitos, definir o escopo, cria a EAP, verificar o escopo, controlar o escopo.

2.3 Tempo

Esta descreve os processos relativos ao termino do projeto no prazo correto. Os prazos de um projeto são restrições vitais para o sucesso. As durações das atividades são estimadas e controladas durante a execução, tendo como peça básica um cronograma mestre e diversos cronogramas parciais ou setoriais.

Definir atividades, sequenciar as atividades, estimar os recursos da atividade, desenvolver o cronograma, controlar o cronograma.

2.4 Custo

Tem o objetivo de elaborar o orçamento do projeto, definindo-se osrecursos que serão utilizados, suas respectivas quantidades e as datas em que serão necessários.

Estimar, determinar o orçamento, controlar custos.

2.5 Qualidade

Garantia de que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado.

Os processos dessa área determinam padrões ou normas de qualidade que devem ser seguidos durante o projeto, realizam a auditoria da qualidade, ou seja se o trabalho está sendo seguido conforme foi planejado tentando impedir um produto ruim e garantir que o que está sendo entregue está de acordo com os padrões e normas pré-definidos.

Planejar a qualidade, realizar a garantia da qualidade, realizar o controle da qualidade.

2.6 Recursos humanos

Processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto, tem o objetivo de determinar os tipos e o perfil dos profissionais. A administração dos recursos humanos, uma vez integrada no projeto, é tratada em uma gestão a parte, a gestão dos recursos:

• Desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com