TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre Projeto Tcc

Exames: Pre Projeto Tcc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  1.077 Visualizações

Página 1 de 4

Adriana Paniagua Fumagalli

Serviço Social

3ºano

Pré – Projeto de TCC

Maringá

2014

Unicesumar

Adriana Paniagua Fumagalli

Pre projeto de TCC

Pré-projeto apresentado como requisito parcial para obtenção de nota nadisciplina Metodologia da Pesquisa Aplicada.

Orientado por:

Prof.ª Esp.: Silviane Del Conte Curi

Maringá

2014

SUMARIO

1 TEMA 4

1.1 DEFINIÇÃO 4

1.2 JUSTIFICATIVA SOCIAL E CIENTIFICA 4

2.FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 5

3.PROBLEMA 6

3.1 DELIMITAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO ESTUDO DO PROBLEMA; 7

3.2 JUSTIFICATIVA SOCIAL E CIENTIFICA DO ESTUDO DO PROBLEMA 7

4 - HIPÓTESES 7

4.1 DEFINIÇÕES 7

4.2JUSTIFICATIVAS 8

4.3DELIMITAÇÃO DOS TERMOS DAS HIPÓTESES 8

5- PROCEDIMENTOS "E" MÉTODOS - QUANTO: 8

5.1 AOS PROCEDIMENTOS GERAIS; 8

5.2 À POPULAÇÃO (UNIVERSO E AMOSTRA); 9

5.3 À METODOLOGIA (MÉTODOS, TÉCNICAS, INSTRUMENTOS, APLICAÇÕES); 9

5.4 AO CRONOGRAMA; 9

5.5 AO ORÇAMENTO. 10

6.REFERENCIAS 11

1 TEMA

A velhice do séc. XXI, conceitos históricos e a realidade vivida, os desafios do Serviço Social, a solidariedade familiar e as políticas públicas.

1.1 DEFINIÇÃO

O trabalho dos assistentes sociais em programas de fortalecimento de vínculos no município de São Jorge do Ivaí, as novas determinações histórico-sociais da velhice, e a relação de afeto/conflito com seus familiares.

1.2 JUSTIFICATIVA SOCIAL E CIENTIFICA

A histórica construção social à cerca da velhice, há tempos não reflete a verdade dessa população, esses indivíduos embora ainda sejam considerados improdutivos, com a rápida evolução de tecnologias associadas à medicina, tem aumentado sua expectativa de vida, prolongando a vida ativa, sem com isso, aumentar a produtividade nessa faixa etária, criando situações de caráter no mínimo de atenção, como por exemplo a questão previdenciária dentre outras, gerando desafios aos assistentes sociais de como garantir um dos direitos basilares propostos na Constituição Federal: “Art.6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social...” além deste, conscientizar que o indivíduo nesta etapa da vida, tem muito a contribuir pois é referência em um mundo que evoluí com imensa rapidez, deixando lacunas vazias sobre padrões comportamentais e vínculos familiares.

2.FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Organização das Nações Unidas (ONU), adotam critérios biológicos para classificar o envelhecimento e consideram esta classificação:

Meia-idade 45-59 anos

Idoso 60-74

Velho 75-89

Muito velho Acima de 90 anos

(Fonte ONU, 2013)

Com a edição do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), o conceito legal de idoso pode ser delineado tendo-se por base a idade de 60 anos, segundo art. 1.

3.PROBLEMA

Outras considerações e definições podem agregar valor as justificativas para o desenvolvimento desta pesquisa, porem a que mais levanta debates é o fato de que todos nós vamos atingir essa faixa etária/biológica, o questionamento que se desdobra dessa constatação é: como construir um paradigma social onde o “velho” esteja integrado e não apartado da sociedade, o Serviço Social está atento a essa realidade?

3.1 DELIMITAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO ESTUDO DO PROBLEMA;

Os trabalhos desenvolvidos com esses indivíduos no município de São Jorge do Ivaí, especificamente nos serviços de fortalecimento de vínculos, no CRAS seguindo as determinações da Política Nacional de Assistência Social, através doServiço de Proteção e Atendimento Integral à Família ( PAIF ), com sua proposta de integrar e fortalecer as funções de proteção das famílias prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

3.2 JUSTIFICATIVA SOCIAL E CIENTIFICA DO ESTUDO DO PROBLEMA

A falta de equipamentos que comportem a crescente procura por serviços destinados à essa população, bem como a fragilidade da rede, de trabalhar de forma eficaz e ética, o aumento de conflitos familiares derivados da não compreensão da nova realidade vivida: a quem compete zelar pela integridade desses indivíduos, a responsabilização das famílias, a fragrante necessidade de novas estratégias de trabalho por parte dos assistentes sociais.

4 - HIPÓTESES

Aumento de casos onde indivíduos considerados velhos, são vítimas de violência/abandono/abuso, a fragilidade em conscientizar os familiares e criar meios de intervenção, retirar o idoso do convívio social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com