TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Gestão

Seminário: Processo De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Seminário  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

2 PROCESSO DE GESTÃO

Antes de aprendermos sobre orçamentos empresariais, objetivando um melhor entendimento do assunto, vamos aprender o mínimo necessário sobre a administração de empresas, mais especificamente sobre o processo de gestão.

Administrar é relacionar-se com pessoas para atingirem os seus objetivos pessoais e o da empresa, observando a emoção antes da razão para partir para a tomada de decisão. No processo de gestão, é importante sabermos que gestão e ser empresário são duas coisas distintas. Vejamos:

Gestão é administrar o processo, trabalhando com os elementos de pessoas (material humano), recursos (financeiros, tecnológicos e humanos) e processos (atividades ou funções). Já exercer a atividade empresarial é ter o conhecimento de como progredir esta gestão, é ter o conhecimento de planejamento estratégico e tático, finanças, mercado, ambiente, gestão de processos etc.

No processo de administração moderno, temos três fases, a saber: planejamento, execução e controle. Apesar de padronizada, essa ordem pode ser alterada de acordo com o gestor de cada empresa, ou seja, fica a critério do gestor alterar a ordem conforme o modelo de gestão por ele empregado.

Segundo, Padoveze (2012, p. 4), “Modelo de gestão é um conjunto de princípios que orientam a atuação dos gestores. Esses princípios nascem da visão, da missão, dos valores e da cultura da empresa.”

A primeira fase do processo de gestão, o planejamento, subdivide-se em outras três fases: planejamento estratégico, planejamento operacional ou tático e planejamento de programação ou de curto prazo. Vamos ver agora, em mais detalhes, o significado dessas novas etapas que surgiram do planejamento. A primeira, estratégico, é a etapa que procura maneiras de garantir a solidez com o crescimento da empresa por tempo indeterminado; a segunda, operacional ou tático, tem por objetivo executar num prazo médio ou longo, as ações definidas na primeira etapa e por último, planejamento de programação ou de curto prazo, define as ações que devem pôr em prática, bem como os resultados que devem ser alcançados num prazo curto, geralmente o próximo exercício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com