TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Socialização

Ensaios: Processo De Socialização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  210 Visualizações

O processo de socialização

Ninguém nasce pronto, ao longo de nossa infância vamos interagindo com outras pessoas e passamos por diversas experiências, através do processo de interação vamos adquirindo o modo de vida do meio social em que vivemos o que nos torna parte integrante do grupo.

A esse processo de interação é denominado como socialização, um processo que tem inicio no momento em que nascemos e que continua durante toda a nossa vida, terminando apenas no momento em que morremos.

Existem vários agentes de socialização, os principais são: família, escola, os grupos de status, os grupos de comunicação em massa e o os grupos de referência.

É dentro do ambiente familiar que somos fortemente influenciados a respeito de crenças, onde adotamos características semelhantes a dos nossos pais, como cultura e religião.

Diferente do ambiente familiar, na escola interagimos com várias pessoas de formação diferentes, onde passamos a ter contato com pessoas com cultura diferente é onde aprendemos a lidar e respeitar as diferenças.

Os grupos de status nos ajudam a consolidar nossa formação social.

Os grupos de comunicação em massa são agentes de socialização que pode influenciar positivamente e negativamente, há uma séria discussão sobre o real papel que a televisão exerce no processo de socialização. Os grupos de referência são modelos de comportamento que também podem exercer influência positiva e negativa, Airton Senna é um exemplo tido como positivo, pois o ato de sempre levantar a bandeira do Brasil a cada vitória o tornou modelo de Patriotismo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com