TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Socialização

Casos: Processo De Socialização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

1.) Podemos perceber que nos dias de hoje, em pleno século XXI, compreendemos muita coisa analisando os acontecimentos históricos. Um ponto importantíssimo é sabermos que a base da nossa sociedade continua a mesma, fundada nas categorias já discutidas (propriedade privada, divisão de classes sociais, trabalho assalariado, lucro, etc.) mudando somente a conjuntura dos fenômenos e a forma de resolvê-los. Para isso, torna-se importante discutir o surgimento da sociologia como ciência responsável por analisar essa sociedade. Estabeleça a relação entre o surgimento da sociedade capitalista e o início da sociologia como ciência.

R: Com o surgimento das grandes indústrias e os empregos que eram oferecidos aos então populares que trabalhavam nos campos, a sociedade capitalista foi se consolidando. Com o passar do tempo a população foi crescendo e sendo dividida entre burgueses e trabalhadores, criando desta forma as classes sociais.

Da mesma forma em que tudo crescia o estado também cresceu e se burocratizou criando funcionalismo público.

A sociologia surgiu da revolução industrial e pelas novas condições por ela criadas. As transformações econômicas oriundas do ocidente europeu não poderiam deixar de originar algumas transformações

2.) O modo de produção capitalista estabelece relações de produção em nossa sociedade. Comente com suas palavras o significado da frase: “Dentro do modo de produção capitalista, toda relação de trabalho é uma relação mercadológica”.

3.) A palavra “cultura” tem para o senso comum o significado de um acúmulo de conhecimento, de saber. É culto o indivíduo que sabe as coisas. Ter cultura é ter conhecimentos acumulado. É comum a afirmação de que “fulano” é um homem culto, no sentido de ter cultura; ou de que os moradores da roça são pessoas sem cultura; ou de que os índios apresentam uma cultura inferior à dos brancos.

Todas essas afirmativas são falsas, segundo Battini em Sociedade e Cultura, pois a cultura não pode ser definida por uma única visão.

Pensando sobre esse aspecto, visto que cada grupo social produz sua existência, baseado nos valores, costumes produzidos pelos próprios homens. Nesse contexto, discuta a definição de cultura e a importância da diversidade cultural.

4.) Reflita e comente sobre a frase:

“Na medida em que a humanidade vai se apropriando da natureza, modificando o espaço que a cerca, desenvolvem-se não só ações criativas, mas também destrutivas”.

5.) Émile Durkheim afirma que a sociedade capitalista encontra-se em estado de anomia social, sendo necessário restabelecer a harmonia para buscar o progresso. Nesse contexto, explique como é possível regatar a ordem social. (Anomia. Ausência de leis, normas ou regras de organização).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com