TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de socialização

Resenha: Processo de socialização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Resenha  •  206 Palavras (1 Páginas)  •  187 Visualizações

Processo de socialização

De acordo com Reinaldo Dias o processo de socialização é onde ocorre a assimilação e a aprendizagem das maneiras de agir em um grupo social, esse aprendizado é continuo e é realizado através da comunicação.

A socialização tem inicio logo nos primeiros dias de vida, no entanto o periodo mais importante é o primário onde a criança cria o caráter biológico através do vinculo e relações com a sua familia. Ao longo de sua vida a criança adquire através dos membros de sua familia a estrutura fundamental onde estão inseridas as normas, os valores e os costumes para a sua socialização por meio do universo cultural que seus familiares conhecem.

O segundo agente de socialização extremamente importante é a escola, onde a criança tem regras a seguir e aprende a conviver e interagir com pessoas de diferentes costumes e status, sendo necessário ter respeito e aceitação de diferenças culturais e sociais.

A escola é um ambiente onde a criança vai selecionar as amizades que mais se identificam com ela, no entanto sempre haverá diferenças, pois cada um possui uma personalidade própia.

Portanto todos os processos de socialização são importantes para a formação do caráter de um indivíduo e para o seu comportamento diante da sociedade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com