TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Socialização

Trabalho Universitário: Processos De Socialização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

Processos de Socialização

O homem quando nasce é um ser social. O primeiro ano de vida da criança é predominantemente afetivo e, é por meio da afetividade que a criança estabelece suas primeiras relações sociais e com o meio ambiente.

Então, é na relação familiar que ocorre a primeira etapa de socialização, pois recebe as primeiras noções de ética, cidadania e educação, e esta relação se amplia nos diversos públicos : educadores, círculo de amigos, escola, comunidade, etc .

O ato de brincar se traduz em um momento emancipatório para a socialização e criatividade do homem desde o nascimento. O brincar contribui para o desenvolvimento de competências fundamentais para a vida adulta e, a participação da família é de vital importância neste processo. A socialização promovida nas brincadeiras possibilita que as habilidades do individuo sejam reconhecidas, havendo assim a valorização social do individuo dentro do grupo.

A educação aliada à cultura é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento completo do ser humano, onde tem a responsabilidade de repassar os princípios éticos de modo que ele seja capaz de tomar decisões acertadas para si ou para a coletividade.

Em relação a minha infância tive uma boa educação dada pela minha, mãe e minha avo, recebi carinho, respeito, dedicação e orientação do que é certo e errado. As brincadeiras de rua com minhas colegas proporcionava alegria e prazer em brincar e trocar experiência, despertando curiosidades sobre a vida. As viagens feitas ate santa Catarina foram inesquecíveis e aprendi que a vida é bela. Nos veraneios, no cassino, na casa das tias, conheci e convivi com pessoas de outros lugares, onde aprendi seus modos e costumes, que muito contribuíram para meu crescimento pessoal e respeito ao outro. As festas de aniversários, Natal e Ano Novo da família foram o maior embasamento de relação familiar que vivenciei e isto foi imprescindível para minha formação nos aspectos social, físico, psíquico e moral.

“O que você aprende desde criança é cuidar, respeitar e ajudar uns aos outros.” ( Fassiane Fidelix)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com