TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de Aprendizagem: Kar Marx

Por:   •  27/11/2016  •  Monografia  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  2.371 Visualizações

Página 1 de 4

Produção de Aprendizagem

  1. Que relação Marx estabelece entre trabalho e valor?

O trabalho é a fonte de valor de qualquer mercadoria. Até mesmo a matéria-prima vale pela quantidade de trabalho morto armazenado.

  1. O que você entende por mais-valia?

Mais-valia é a diferença entre o valor obtido com a venda de mercadorias e o valor pago ao operário por seu trabalho.

Absoluta: É adquirida através do aumento constante da produção do empregado.

Relativa: Aumento de produção por meio de automação industrial.

  1. O que é modo de produção? Qual sua importância para a análise que Marx faz das sociedades?

É a forma como se traduz os métodos produtivos dos bens de certa sociedade através da relação entre as forças produtivas e a organização do trabalho. O modo de produção é muito importante para a sociedade pois revela as características de determinada sociedade.

  1. O que Marx entende por alienação?

R- É o processo pelo qual a sociedade capitalista exclui as classes inferiores da participação na política, na filosofia, na ciência e na produção de riqueza.

  1. Leia o texto e responda às questões:

“A história de todas as sociedades existentes até hoje tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, simplificando, opressores e oprimidos, têm permanecido em constante oposição uns aos outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou pela destruição das duas classes em luta”

Marx e Engels – Manifesto do partido comunista. In:Cartas filosóficas e outros escritos. São Paulo: Grijalbo, 1977. P.84.

  1. Que classes sociais Marx identifica ao longo da história?

R- Homem livre e escravo; patrício e plebeu; barão e servo; mestre de corporação e companheiro, ou seja, oprimidos e opressores.

  1. Como são as relações entre elas?

R- Sempre com relações opositoras.

  1. Como se dão segundo Marx, as transformações em uma sociedade?

R- A sociedade é transformada pela oposição de forças e interesses através da luta entre as classes sociais provocando uma ação revolucionária.

  1. Marx, ao descrever a primeira forma de organização humana, que chamou de “comunidade original”, afirma que:

“A maneira como esta comunidade original se modifica vai depender de várias condições externas – climáticas, geográficas, físicas, etc., bem como de sua constituição específica, isto é, de seu caráter tribal”

Marx – Formações econômicas pré-capitalistas. RJ: Paz e Terra, 1975, p.66.

Nesse texto, Marx afirma que as sociedades seguem um caminho necessário de transformação, como defendiam os evolucionistas? Justifique sua resposta.

R- Não. Nesse texto, Marx aponta para a influência das condições externas que alteram a história de cada sociedade.

  1. Qual é o fator que leva à mudança social, segundo o texto a seguir?

“O ato de reprodução (esforço de manutenção de uma sociedade, em si), muda não apenas as condições objetivas – transformando aldeias em  cidades, regiões selvagens em terras agrícolas, etc. – mas os produtores mudam com ele, pela emergência das novas qualidades transformando-se e desenvolvendo-se na produção, adquirindo novas forças, novas concepções, novos modos de relacionamento mútuo, novas necessidades e novas maneiras de falar”.

Marx – Formações econômicas pré-capitalistas. RJ: Paz e Terra, 1975, p.88.

R- O ato de reprodução (esforço de manutenção da sociedade) transforma ilas em cidades, florestas em terras agrícolas e etc.

  1. Compare a afirmação a seguir com a dos evolucionistas, que consideravam, como sinal de desenvolvimento a passagem da manufatura para a indústria: 

    '' a indústria moderna transformou a pequena oficina do patriarcal mestre de corporação na grande fábrica do capitalista industrial. Massas de operários, aglomeradas nas fabricas, são organizadas como soldados. Como simples soldados da indústria, os operários estão subordinados a uma perfeita hierarquia de oficiais, e suboficiais. Não são somente escravos da classe burguesa e do estado burguês, mas, também, diariamente e a cada hora, escravos da máquina, do contramestre e, sobretudo, do próprio burguês individual dono da fábrica"

Na produção artesanal da idade média até o renascimento o trabalhador detinha seus instrumentos de produção em casa, este processo foi sendo modificado por meio de indivíduos enriquecidos que foram montando oficinas, mas é com a revolução indústria a separação do trabalhador e o seu instrumento de trabalho se torna mais evidente, ocasionando um isolamento dos mais pobres em contraponto com os mais ricos, então os que trabalhavam de forma artesanal se viram em uma condição em que precisavam vender sua mão de obra para os capitalistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com