TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Professor E Aluno

Artigos Científicos: Professor E Aluno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

Professor-Aluno

A Educação Libertadora afirma que a relação entre professor e aluno seja de um constante diálogo, de modo que o professor respeite as opiniões e a história dos seus alunos, aprendendo com eles sobre a vida, a escola e a educação.Freire (1989) não ignora a importância da manutenção de uma certa autoridade docente, desde que ela seja construída na relação professor-aluno. Em suas palavras:

A autoridade sendo um produto da relação professor-aluno não é de toda errada e sim necessária, porém realizada de forma eficaz, conduz o discente a se disciplinar,sendo esse então capaz de adequar seu comportamento a determinadas regras, definidas por ele ou não (FREIRE, 1989).Trata-se de uma relação dialógica, onde as circunstâncias da vida de cada um fazem parte da relação pedagógica e, sobretudo, onde cada um aprende com o outro. O professor não é o dono do saber, mas o mestre que, à medida que ensina aprende; o aluno não é um reservatório vazio,mas um sujeito dotado de história e de saberes que, à medida em que aprende, ensina.

Conclusão

Pensando no constante diálogo entre professor-aluno, ainda que no ambiente de Educação a Distância, temos debatido e refletido sobre as vivências discentes e docentes de cada um de nós,os pré-conceitos e as novas concepções de ensino-aprendizagem que estamos nos propondo a refletir, dentre outras interfaces dessa relação. Para ilustrar esse debate, concluo a Unidade 10 com alguns relatos e reflexões trazidos por vocês, alunos do PROLICENMUS, em ambientes de fóruns e mensagens. Deixarei no formato anônimo a fim de preservar suas identidades.

O diálogo professor-aluno: “Segundo GADOTTI (1999 p.2), o educador para pôr em prática o diálogo, não deve colocar-se na posição de detentor do saber, deve antes, colocar-se na posição de quem não sabe tudo, reconhecendo que mesmo um analfabeto é portador do conhecimento mais importante: o da vida. Desta maneira, o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente competente pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula”

A educação libertadora proposta por Paulo Freire, por sua face crítica e educativa, pode servir de importante instrumento de emancipação do homem diante da opressão, pois, ela demonstra sua preocupação diante da realidade vivida pelo educando, propondo intervenção prática no ambiente cotidiano escolar, de forma dinâmica, transformadora, considerando, a todo instante, a realidade concreta, singular e peculiar de cada educando.

O foco central da educação libertadora de Freire é o combate acirrado à dominação e opressão dos “desprivilegiados”. Esses podem ser entendidos como os “marginalizados” da sociedade capitalista.

Freire acreditava na possibilidade de mudança, do ser humano, enquanto sujeitos inacabados e na conscientização destes sobre sua situação de exploração e dominação diante dos seguimentos mais altos da sociedade.

A alfabetização, no método Paulo Freire, visa o processo de tomada de consciência critica do sujeito, lhe permitindo a organização reflexiva de seu pensamento critica, procurando resgatar sua dignidade que fora exaurida pelo longo processo de exclusão social que sofrerá durante toda formação da sociedade.

Dentro desta perspectiva de construir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com