TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12]

tayla tamara conrado lages

 

PROJETO DE PESQUISA: A ÉTICA NO SERVIÇO SOCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estatística e Indicadores Sociais; Processos de Trabalho e SSOC; Comunicação na Prática do Assistente Social

Professores: Amanda Boza, Clarice Kernkamp, Valquiria Caprioli.

Esperantina

2015


SUMÁRIO[pic 13]

1. INTRODUÇÃO         . 4

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        . 5

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO         . 6

4. JUSTIFICATIVA         . 7

5. METODOLOGIA ................................................................................................ 8

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA .............................................................................. 9

7. CRONOGRAMA DA PESQUISA ......................................................................11

8. ORÇAMENTO ...................................................................................................12

9. RESULTADOS ESPERADOS ..........................................................................13

10. REFERÊNCIAS ..............................................................................................14


  1. INTRODUÇÃO

O Serviço Social é uma profissão de intervenção e uma disciplina académica que promove o desenvolvimento e a mudança social, a coesão social, o empowerment e a promoção da Pessoa. Os princípios de justiça social, dos direitos humanos, da responsabilidade coletiva e do respeito pela diversidade são centrais ao Serviço Social.

Desde sua concepção a profissão é reconhecida como categoria profissional que tem sua prática profissional direcionada para os interesses da classe trabalhadora. Este compromisso é reafirmado por meio do projeto ético-político da profissão e no reflexo da sua prática cotidiana junto aos usuários do serviço.

A ética se caracteriza como a ciência que investiga a moral. Não encontramos na ética uma norma de ação para cada situação concreta. A ética preocupa-se com problemas gerais de caráter teórico, como definir a essência da moral, sua origem, as condições objetivas e subjetivas do ato moral e as fontes de avaliação moral.

A ética concede às profissões, sobretudo ao Serviço Social, um caminho orientador para a intervenção profissional, sob determinada ótica e em consonância com determinados valores. Aponta uma direção social e política, visto que não há valores éticos de neutralidade, não comporta omissões, tem um posicionamento de valor, uma direção social bem definida em prol da liberdade do ser social e da equidade social. Este estudo teve como objetivo analisar a reflexão ética no exercício profissional do assistente social.


  1. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Necessidade de o Assistente Social conhecer o Código de ética de sua Profissão e nortear suas ações a partir deste.  


  1. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICOS

Objetivo Geral:

Conhecer e articular as diversas mediações que permeiam o interior da dimensão ética da profissão, e na realidade trabalhada aprender as possibilidades de realizar e redirecionar as suas ações profissionais.

Objetivos específicos:

Apresentar ao profissional Assistente Social como o Código de Ética da profissão proporciona uma ação consciente, reflexiva e propositiva, direcionada a garantia de direitos.

Orientar os profissionais a utilizar-se dos princípios éticos para a construção do exercício profissional.

Propiciar uma percepção mais completa dos conteúdos que emanam dos artigos, alíneas e incisos do Código de Ética do Serviço Social.


  1. JUSTIFICATIVA

Este trabalho justifica-se pelo fato de que cabe ao profissional ter posicionamento político frente às questões que aparecem na realidade social, para que possa ter clareza de qual é a direção social da sua prática, o que implica em assumir valores ético-morais que sustentam o seu fazer profissional, daí a importância de estudarmos o código de ética do Assistente Social revisado e atualizado, baseado na lei 8.662/93 o qual inclui as modificações na Lei de Regulamentação da Profissão decorrentes da aprovação da lei 12.317/10. Este projeto é voltado em sua essência para os profissionais do serviço social e contribuirá para uma prática profissional que garantirá aos indivíduos  democracia, cidadania, justiça e igualdade social.

        


  1. METODOLOGIA

Para realizar o presente estudo nos baseamos na metodologia de pesquisa bibliográfica, documental. A pesquisa bibliográfica/documental, referendada nesse trabalho, baseia-se na coleta de dados de material de fontes tais como livros, periódicos, artigos científicos e norteia-se principalmente pelo Código de Ética do Serviço Social – Lei 8.662/93.


  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

[...] as dimensões sócio-históricas e ético-políticas do projeto profissional têm conseqüências: supõem uma visão de mundo, articulada a uma ética correspondente e se liga a uma ação no sentido de interferir no comportamento dos homens, no enfrentamento dos conflitos sociais. (IAMAMOTO, 2008, p. 230).

Um código de ética representa uma exigência legal de regulamentação formal da profissão e, como tal, é um instrumento especifico de explicação de deveres e direitos profissionais, ou seja, refere-se a uma necessidade formal de legislar sobre o comportamento dos profissionais (BONETTI (org.) et al. 2007: 79).

Através das observações, constata-se que os profissionais de Serviço Social fazem consultas regularmente ao Código de Ética e que o mesmo contribui para o exercício da profissão, auxiliando-as em alguns casos. Entretanto, evidencia-se também a dificuldade que alguns profissionais da área têm em aplicar o código em sua prática cotidiana. Por outro lado, a operacionalização do Código de Ética fica comprometida quando seus princípios são contrários àqueles que norteiam a visão de mundo, posição pessoal do profissional. A ética profissional expressa posicionamento da categoria, seu compromisso político, suas escolhas e a forma que se apresenta sua identidade profissional. É sabido, no entanto, que a categoria profissional dos Assistentes Sociais, é formada por diferentes indivíduos, em que no momento do vinculo institucional estão em constante processo de formação. Portanto, os conflitos éticos existem no seio da categoria, tornando indispensável uma reflexão filosófica e política para a consciência critica do exercício Profissional (BARROCO, 2007, p. 68).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com