TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de extenção

Por:   •  24/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  12.421 Palavras (50 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 50

SERVIÇO SOCIAL

DJENIFER  PRISCILA FAUSTINO

                                                             

                                                               

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

        

                                  PROJETO DE EXTENSÃO  

                       

Rio do Sul

2014

                                               SERVIÇO SOCIAL

                                         DJENIFER  PRISCILA FAUSTINO

                                           

                       

                                     

                                           RELATÓRIO DE ESTÁGIO I                        

                                            PROJETO DE EXTENÇÃO  

                                           

 Relatório de estágio curricular obrigatório I, 5º semestre,          apresentado ao curso de Serviço Social, à Universidade Norte   do Paraná -UNOPAR.

                                                                   Orientador de campo: Rozania da Rosa Ouriques

 Orientador acadêmico:

                                                                                Coordenador do curso: Profº Adarly Rosana Moreira Goes.

                                                                      Rio do Sul

                                                                   2014

  1. INTRODUÇÃO

   O Projeto de Extensão 2014/2 do 5° semestre foi realizado na Escola Educação Básica
Professor Henrique da Silva Fontes, situada na Rua João Finardi nº. 1550 no Bairro
Canta Galo, no município de Rio de Sul - SC.
Este Projeto de Extensão intitulado a caracterização socioinstitucional teve como objetivo para aprofundar as questões vividas no cotidiano das famílias.

   

O Projeto de Extensão 2014/2 do 5° semestre foi realizado na Escola Educação Básica Professor Henrique da Silva Fontes, situada na Rua João Finardi nº. 1550 no Bairro Canta Galo, no município de Rio de Sul - SC.
Este Projeto de Extensão intitulado a caracterização socioinstitucional bem como objetivo dar oportunidade à aluna por não ter conseguido estagio em uma instituição com supervisão de estagio com uma assistente social. O projeto de extensão foi realizado na Escola de Educação Básica “Professor Henrique da Silva Fontes”, situada na Rua Jacó Finardi, nº 1550, no Bairro Canta Galo, no município de Rio do Sul-SC.

Este Projeto de Extensão foi intitulado a caracterização socioinstitucional, e teve como objetivo dar oportunidade á aluna fazer estágio em uma instituição com supervisão de uma Assistente Social.

         Escola de Educação Básica “Professor Henrique da Silva Fontes”, foi criada de acordo com a lei nº 3769, de 17 de dezembro de 1965. Nesta mesma ocasião, sem prédio próprio, ocupava as instalações do Grupo Escolar “Paulo Zimmermann” e tinha como objetivo o curso de magistério de 1º á 4º série então denominado de norma regional. Em 1966 ampliou seu atendimento com a implantação do CURSO CIENTÍFICO. Comunidade, professores, pais e alunos abraçaram a luta pela construção de um prédio próprio para o Colégio, cuja conclusão parcial aconteceu em fevereiro de 1972.  Sua inauguração oficial deu-se em 1973, ressaltando que o projeto inicial era de um centro educacional.

Paralelamente a estes acontecimentos o Colégio teve aprovada a sua proposta de currículo de Educação Geral ou Núcleo Comum - (Resolução 02/73 de 27.02.73). Enfocamos que neste período atendia-se a clientela de 1º grau (5ª à 8ª séries) e de 2º grau num total aproximado de 1.100 alunos.

No ano de 1974, em decorrência de uma unificação das Escolas Particulares a nível de 2º grau observou-se uma sensível redução nas matrículas do referido grau que passou a ser  somente 71 alunos no 2º grau e de 799 no 1º grau.  Tal fato veio a inviabilizar a continuidade do 2º grau. Entre 1975 e 1979 recomeçou o atendimento à clientela de 2º

grau, com 06 turmas de 1ª séries (Núcleo Comum).No ano seguinte, de acordo com o Parecer 31/80 de 11 de março de 1980, o 2º grau passou a oferecer aos alunos, a partir da 2ª série, duas opções:  Habilitação Básica em Administração e Habilitação Básica em Química. Posteriormente (1981) foi regulamentada a Habilitação para o Magistério de 1º grau, 1ª à 4ª série, pelo Parecer 03/81.

           Turma B - Programação voltada para a área da Saúde;

Turma C - Programação voltada para o Vestibular.

No decorrer de sua história, acentuadamente a partir de 1985, a comunidade escolar veio insistentemente solicitando aos órgãos e autoridades competentes, ampliações nas instalações físicas do Colégio, objetivando uma melhoria qualitativa do ensino.

Em 2006 a escola passou a oferecer o curso técnico EMIEP – Ensino Médio Integrado a Educação Profissionalizante – Técnico em Nível Médio na Área de Construção Civil com habilitação em Técnico em Edificações.

Em 2014 está sendo oferecido o EMI (Ensino Médio Inovador). Iniciando com 6 turmas de 1º Ano, 2 turmas de 2º Ano e 1 turma de 3º ano, totalizando 292 (duzentos e noventa e dois) alunos, desta forma este alunos ficam 3 vezes por semana no período integral na Escola. A grade curricular foi reformulada, sendo que os alunos terão aulas de teatro, dança. Esporte, informática, música, empreendedorismo, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.5 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com