TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa estudantes Itajubá

Por:   •  28/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 5

Contextualização:

No ano de 2020 iniciou-se a pandemia de COVID-19, causando milhões de mortes em todo o mundo. Devido ao vírus que se propaga por gotículas do nariz e da boca, foi necessário um distanciamento social geral, implementando-se medidas de proteção como o uso de máscaras e fechamento de estabelecimentos não essenciais, sendo as universidades públicas e privadas um exemplo disso.        

Dessa forma, foi necessário a implementação de uma forma de ensino a distância (EAD), em que os alunos por meio da internet têm acesso aos professores por chamadas de áudio e vídeo, tentando tornar o ambiente de casa o mais parecido com a sala de aula.

Problema:

Quais são as percepções de estudantes universitários sobre o ensino remoto adotado pelas instituições de ensino superior, na cidade de Itajubá, durante a pandemia de COVID-19?

Objetivo Geral:

         O objetivo geral desse projeto de pesquisa é compreender a opinião dos estudantes universitários em relação a forma de ensino a distância adotada durante o período da pandemia de COVID-19 pelas instituições de ensino superior na cidade de Itajubá.

Objetivos específicos:

Os objetivos específicos desse projeto de pesquisa são analisar a opinião dos alunos em relação a forma de ensino utilizadas pelas instituições públicas e privadas da cidade de Itajubá durante a pandemia; Identificar quais as faculdades de Itajubá que adotaram o ensino a distância devido a pandemia de 2020; Buscar responsáveis pelas matérias das universidades públicas e privadas da cidade de Itajubá, compreendendo sua formação, matérias que ministram e conteúdos; Corrigir falhas presentes no método de ensino a distância dos alunos em estudo online das universidades públicas e particulares na cidade de Itajubá

Três parágrafos de Referencial Teórico e a Metodologia do projeto de pesquisa de vocês. Esses tópicos exigem "argumentos de autoridade" e justificativa das escolhas metodológicas também referenciadas em autores da área de Metodologia Científica

REFERENCIAL TEÓRICO:

É necessário o entendimento de certas palavras para compreender tal projeto de pesquisa. O ensino remoto e “EAD” não são a mesma coisa. Na literatura educacional não existe escritura sobre o "ensino remoto", uma vez que, diante do contexto de pandemia (Covid-19), é uma experiência extremamente nova. Sendo assim, a modalidade remota utiliza plataformas para adaptação da mediação didática e pedagógica de forma síncrona, enquanto o “EAD” é uma modalidade que não ocorre ao mesmo tempo. Ainda de acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da UNINASSAU Geisa Ferreira, não deve haver preocupação quanto à perda de qualidade no conteúdo preparado pelos professores. “Se o docente é empenhado e tem formação na área, não haverá prejuízos na qualidade em decorrência da modalidade, nem tampouco na mediação dos processos para o alcance da tríade ensino - desenvolvimento – aprendizagem”, afirma Geisa.

A educação foi afetada com esta nova realidade, que demandou com urgência a utilização das tecnologias digitais. Docentes e discentes tiveram que mudar sua maneira de ensinar e de aprender. Com isso, dos professores exigiu-se a preparação de aulas remotas, vídeo-aulas, materiais, atividades, tudo mediado por tecnologias, realizando – as de forma síncrona ou assíncrona. Dessa forma, “novas exigências sociais são impostas à educação e ao trabalho dos professores” (FERNANDES, 2010, p. 83), além da necessidade de ter um conjunto de habilidades tecnológicas capaz de liderar diversas salas de aula, mantendo a atenção dos alunos de maneira não presencial. Situação essa que não condiz com a fala da coordenadora Geisa, já que para ela não haveria prejuízos na qualidade em decorrência das modalidades a distância.

Nesse contexto, cabe a percepção de tais alunos, realizada em uma pesquisa na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Eles constataram uma grande parcela das turmas faltando virtualmente nas aulas durante a quarentena devido segundo eles a fatores relacionados com problemas de saúde, dificuldade financeira ou mesmo distúrbios de ordem emocional, que por consequência afetaram seu desempenho acadêmico, assim, afirmando que os estudantes foram prejudicados no período de quarentena. A exemplo disso se tem a pesquisa realizada pelo IBGE (2018), revelando que quase 29% das residenciais de Tocantins, como exemplo, não possuem acesso à internet, ou seja, tais alunos estão impossibilitados de assistir as aulas devido a condições financeiras ou falta de acesso, contrariando novamente a fala da coordenadora Geisa.

Em relação a metodologia, será elaborado um instrumento para obter informações que permitam obter um panorama da situação dos estudantes e, ao mesmo tempo, auxiliasse a pensar em estratégias de acolhimento, atenção, apoio e ajuda pedagógica. As perguntas serão disponibilizadas em um formulário online para que os estudantes de ensino remoto da cidade de Itajubá respondam. As respostas serão analisadas por uma banca de docentes e discentes que participarão da pesquisa pré-selecionados.

Cronograma:

ETAPAS

Jul-Ago/21  

Set-Out/21

Nov-Dez/21

Jan-fev/22

Levantamento de pesquisas

X

X

Fichamento de textos

X

X

X

Coleta e análise de fontes

X

X

X

Organização/Aplicação do questionário

X

X

X

Análise das respostas

X

X

Resultado do projeto de pesquisa

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (215.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com