TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparando o projeto por estudantes de educação física para promover a conscientização ambiental ao cozinhar

Projeto de pesquisa: Preparando o projeto por estudantes de educação física para promover a conscientização ambiental ao cozinhar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

Reciclagem de óleo de cozinha usado: preservação do meio ambiente

Objetivo Geral

Coletar e dar o destino adequado ao óleo utilizado nos lares e empresas do ramo alimentício do Distrito Federal com o intuito de contribuir com a conscientização e preservação ambiental.

Objetivos Específicos

• Envolver os alunos do Curso de Educação Física no projeto;

• Reciclar a maior quantidade de óleo e dar a destinação correta;

• Divulgar a importância em realizar a reciclagem;

• Incentivar a comunidade a participar do projeto;

• Adquirir e distribuir galões e garrafas pets para que a comunidade participante possa descartar o óleo;

• Recolher as embalagens cheias e levar para o responsável para realizar a produção do sabão. Seja na casa de um aluno ou para alguma instituição parceira do projeto.

Publico Alvo

Comunidade em geral do Distrito Federal, especialmente estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, hotéis, escolas entre outros locais que preparam alimentos fritos.

Pois acredito que o maior público que utiliza esse resíduo seja realmente os comércios, mas a contribuição das donas de casa será importante para que o projeto nos permita colher bons frutos.

Metas do Projeto

Neste projeto, o grupo tem como meta levar o resíduo coletado para a entidade responsável, assim permitindo com que reaproveite o material para que não seja desperdiçado o mesmo.

Temos como meta, reduzir a quantidade de resíduos encaminhados aos aterros sanitários com consequente aumento de vida útil dos moradores, reduzir a exploração de recursos naturais, incentivar a participação da população nas soluções dos problemas causados por essa substância entre outros.

O grupo tem como meta também, fazer com que os produtos gerados a partir do resíduo coletado, cheguem ate o publico alvo novamente. Assim o publico alvo ficará ciente da importância do reaproveitamento, e que se interesse pelo projeto ainda mais.

Metodologia

1. Para a realização desse projeto cada integrante do grupo ficou responsável por pesquisar a melhor maneira de como fazer com que esse projeto fosse bem executado.

2. Estudamos através de livros, vídeos, revistas e entrevistas, com qual finalidade é utilizado o óleo ainda quando novo; qual o método usado para estar se desfazendo do produto; qual a média de produto usado por dia; quantas vezes reaproveitavam o mesmo resíduo. Foram perguntas como essas que colaboraram para o grupo realizarem o projeto.

3. Utilizamos também como metodologia a mobilização do grupo para a colaboração na coleta do material. O material recolhido será levado para o órgão responsável pelo reaproveitamento, e um funcionário será responsável pela conservação, manuseio e estocagem do resíduo em um laboratório parceiro do projeto.

4. A coleta será realiza em três dias da semana, sendo: Segunda-Feira, Quarta-Feira e Sexta-Feira.

O projeto realizado pelos alunos do curso de Educação Física, conta com o apoio da comunidade local e CAESB e ECOLIMP.

Indicadores para Avaliação

Os principais responsáveis pela avaliação final do projeto será o publico a qual destinaremos no produto depois de pronto. Pois assim será realizada uma nova pesquisa de satisfação. E também onde estaremos aceitando sugestão para aperfeiçoamento do projeto. Serão anotados pelos grupos as criticas e elogios ditas.

Nesse projeto, utilizaremos de pontos como consistência, rendimento, poder desengordurante, aspecto físico, reação alérgica e odor para fazer a avaliação do projeto. Desejamos obter na pesquisa de satisfação resultados, de que o produto final esteja ótimo nos critérios citados acima. Utilizaremos uma média de 2% para rejeição, do público, levando em conta o grande numero de famílias e comércios que desejamos que o produto chegue.

O produto final chegará ao publico alvo por meio de doação em um dia selecionado pelo grupo responsável pelo projeto.

Com este trabalho desejamos contribuir para a conscientização ambiental e mostrar a todos que é possível reduzir, reciclar e reutilizar muitos materiais e contribuir para a sustentabilidade de gerações futuras, independentemente da área de atuação dos envolvidos.

Recursos necessários

Os recursos utilizados para a produção do sabão em consistência liquida e solidasão:

• Óleo de cozinha usado

• Agua

• Soda Caustica

• Álcool combustível

O recurso utilizado para produzir o sabão em forma liquida e solida são os mesmo, oque diferem um do outro é são as quantidades de materiais utilizados para cada um, que é oque o torna liquido ou solido.

Sabão barra:

 5 litros de óleo de cozinha usado

 5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com