TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento

Por:   •  30/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Minas Gerais
Pós-Graduação em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento
Disciplina: Técnicas de Elaboração de Monografia
Professora: Elaine Meire Vilela
Aluna: Ana Paula de Araujo Braga

Matrícula: 2017771109
Polo: Confins
Atividade: Definição do Tema e Problema de Pesquisa (10 pontos)

Nesta atividade você deverá definir o tema de pesquisa, bem como o problema de pesquisa, contextualizando-o no tempo e no espaço. Além disto você precisa transformar esse problema em pergunta de pesquisa. Você necessita apresentar uma justificativa para o desenvolvimento dessa pesquisa e a relevância da mesma para se propor tal problema de pesquisa. 

A deficiência intelectual (DI) é caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual como no comportamento adaptativo expresso em habilidades conceituais, sociais e práticas, se manifestando antes dos 18 anos de idade. O acesso dessas pessoas ao mercado formal de trabalho é dificultado por diversas barreiras, entre elas a influência de um modelo médico acerca do conceito de deficiência (KASSAR, 2000), o qual se relaciona a uma condição orgânica de natureza incapacitante. Entretanto, essas limitações não significam que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla sejam incapazes.

As políticas públicas e sociais entram como desdobramentos advindos da necessidade da quebra deste paradigma, que têm como objetivo garantir às pessoas com deficiência o acesso ao mercado formal de trabalho mediante a apresentação de laudo médico, se enquadrando nas definições de deficiência física, visual, auditiva, mental ou múltipla tendo como princípio a Lei 8213/91. Porém, Neri (2002) declara que parte da eficácia da política de cotas ainda não tem sido alcançada totalmente pelos fatores de grande competitividade no mercado formal de trabalho, ocasionando também baixas ofertas de emprego no setor formal e também a falta de informação dos empregadores e parceiros acerca da deficiência, sobretudo, a DI.

Há no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da APAE de Vitória (SCFV), o Centro Profissionalizante (CP), espaço em que técnicos responsáveis capacitam os aprendizes para a sua inserção no mundo do trabalho, tendo como principal objetivo desenvolver e potencializar as habilidades laborais e comportamentais para uma inclusão mais eficaz e duradoura no mercado formal de trabalho.

Dentro do CP, está inserida uma atividade, objeto de estudo deste trabalho, denominada “Treino”, que é realizado pelos estagiários de Serviço Social, Psicologia e Terapia Ocupacional. Nele, são realizadas oficinas com diversos temas relacionados ao mundo do trabalho, dentre os quais se podem destacar a responsabilidade, assiduidade e pontualidade; regras e normas institucionais; autocuidado e aparência pessoal; preparação para entrevistas, confecção de currículo e comportamento organizacional. Diante disso, avaliar a eficácia do projeto de inclusão de PcD no mercado de trabalho, promovido pela APAE do município de Vitória no Espírito Santo, configura-se o problema de pesquisa central deste trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com